Topo

Rafael Reis

Maicon, Alex...quem está sem contrato na Europa e pode ser reforço aqui

Rafael Reis

12/07/2016 06h00

Faltando pouco mais de um mês para o início da próxima temporada das principais ligas nacionais da Europa, eles ainda não encontraram um time para jogar nos próximos meses.

Depois do encerramento do contratos com os clubes que defenderam até junho, eles estão disponíveis para negociar com qualquer clube do Velho Continente ou acertar um retorno para o futebol brasileiro.

O valor dessas transferências tende a ser menor do que se eles estivessem vinculados a algum time, já que não será necessário pagar pelos direitos econômicos do jogador.

Selecionamos cinco brasileiros que estão nessa situação e poderiam reforçar seu time na reta final do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

MAICON
Idade: 34 anos
Posição: Lateral direito
Último clube: Roma (ITA)
Maicon
Titular da seleção brasileira na Copa de 2010, o veterano lateral direito foi liberado pela Roma depois de jogar apenas 19 vezes na última temporada. Maicon tem dito que gostaria de retornar ao país e chegou a abrir negociações com o Cruzeiro, clube no qual atuava antes de ir para a Europa, há 12 anos. Também negocia uma permanência no futebol italiano e pode fechar com o Cagliari.

ALEX
Idade: 34 anos
Posição: Zagueiro
Último clube: Milan (ITA)
Alex
O zagueiro chegou a ser dado como certo no Santos até alguns dias atrás, mas uma diferença salarial tem travado o negócio. Alex quer pelo menos R$ 300 mil mensais para voltar ao Brasil depois de jogar por 12 temporadas consecutivas na Europa. Apesar de veterano, o defensor fez um bom Campeonato Italiano pelo Milan e foi titular em 25 das 38 rodadas da competição.

XANDÃO
Idade: 28 anos
Posição: Zagueiro
Último clube: Kuban Krasnodar (RUS)

Rebaixado para a segunda divisão russa com o Kuban Krasnodar e incomodado com os salários atrasados que marcaram sua passagem pelo clube, o ex-zagueiro do São Paulo disse em março ter como prioridade continuar na Europa por mais algumas temporadas, mas não descarta um retorno imediato ao Brasil.

FELIPE MATTIONI
Idade: 27 anos
Posição: Lateral direito
Último clube: Everton (ING)
Felipe Mattioni
Revelação do Grêmio em 2008, o lateral direito passou por Milan, Málaga e Espanyol, mas nunca recuperou o bom nível do início de sua carreira como profissional. Na última temporada, atuou pela equipe reserva do Everton e foi emprestado ao Doncaster, um time da terceira divisão inglesa. Felipe Mattioni já disse que gostaria de voltar a Porto Alegre para defender o clube onde começou.

JUSSIÊ
Idade: 32 anos
Posição: Meia
Último clube: Bordeaux (FRA)
Jussie
Campeão brasileiro com o Cruzeiro em 2003, Jussiê passou nove anos no Bordeaux e conquistou até o título francês por lá. Mesmo com a história rica no clube, não teve o contrato renovado no fim da última temporada. Livre para se transferir para o time que bem quiser, tem negociado com o Atlético-PR.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Champions começa com amadores, estádio com 1.300 lugares e hino opcional
– Mais que Obina: 5 jogadores conhecidos para seu time repatriar do Japão
O pesadelo recomeça: China abre hoje sua janela de transferências
Meia dinamarquês quer fazer família brasileira virar a casaca na Olimpíada

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.