Topo

Rafael Reis

Meia dinamarquês quer fazer família brasileira virar a casaca na Olimpíada

Rafael Reis

04/07/2016 07h00

A família Marcondes estará em peso na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 10 de agosto, para assistir à última partida da seleção brasileira na fase de grupos do futebol dos Jogos Olímpicos.

Mas tudo que ela quer é ter um grande motivo para torcer contra Neymar, Douglas Costa e Gabriel Jesus.

A ideia dos Marcondes é vestir vermelho e apoiar a seleção olímpica da Dinamarca contra o time do seu país-natal.

Emiliano

Tudo depende da convocação do meia Emiliano Marcondes, 21, do Nordsjaelland, para os Jogos do Rio.

Filho de um músico dinamarquês de jazz que excursionou por aqui em meados da década de 1990 com uma brasileira, o jogador nasceu e cresceu na Europa, mas manteve o vínculo com sua família brasileira.

"Converso sempre com meus primos por Facebook e Whatsapp. Faz mais ou menos um ano que começaram a perguntar se eu viria para a Olimpíada. Será incrível para mim jogar de frente para minha família pela primeira vez", disse, por telefone.

A entrevista foi feita em inglês. Emiliano até foi fluente em português quando era criança e viajava a São Paulo para visitar seus avós. Hoje, não consegue falar muito mais que um "obrigado".

O meia, que tem feito parte das últimas convocações do time sub-23 da Dinamarca, passou a viver separado de sua mãe aos nove anos, quando ela retornou ao Brasil devido ao custo de vida elevado.

Foi para suprir a ausência da mãe que Emiliano mergulhou no futebol, não só como carreira, mas também como paixão.

"É quando jogo futebol que me sinto mais brasileiro. Gosto do estilo dos brasileiros. Meus ídolos são quase todos daí, o Ronaldo, o Ronaldinho, o Rivaldo e agora o Neymar. Também sou fã do Cristiano Ronaldo, mas ele não é brasileiro."

Encantado com a possibilidade de enfrentar a seleção da terra onde estão suas raízes, Emiliano é também uma espécie de guia turístico dos seus companheiros da Dinamarca sub-23, também empolgados com a Olimpíada.

"Eles sempre me perguntam muitas coisas sobre o Brasil. Querem saber como é comida brasileira e Copacabana", disse.

A ansiedade de Emiliano e de toda a família Marcondes vai pelo menos até o dia 15 de julho, quando a Dinamarca divulga sua lista de convocados para os Jogos do Rio.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Champions começa com amadores, estádio com 1.300 lugares e hino opcional
– Mais que Obina: 5 jogadores conhecidos para seu time repatriar do Japão
O pesadelo recomeça: China abre hoje sua janela de transferências
Com aval de técnico, brasileiro aguarda passaporte para defender a Bélgica

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.