Topo

De olho em estágio, autor de gol na Copa-10 encarou 3ª divisão da Alemanha

Rafael Reis

30/05/2016 06h00

Foi pensando no futuro que o atacante Cacau, que disputou e até fez gol na Copa-2010, topou passar os últimos três meses jogando na terceira divisão do Campeonato Alemão.

Aos 35 anos, o paulista que ganhou cidadania alemã e disputou 23 jogos pela seleção tetracampeã mundial aceitou o convite para defender o time B do Stuttgart a fim de fazer contatos e adquirir experiência já visando uma carreira pós-aposentadoria.

"Foi um período de muito aprendizado. Minha vontade é trabalhar dentro do clube, na parte administrativa, ou no campo com a garotada. O que passei aqui vai me dar vantagem lá na frente", afirmou o atacante.

Contratado em fevereiro, depois de jogar por um ano no Cerezo Ozaka, do Japão, e ficar seis meses parados, Cacau tinha as tarefas de ajudar a equipe a evitar um rebaixamento para as ligas regionais da Alemanha e orientar a molecada sub-23 que formava o time B do Stuttgart.

Na primeira missão, fracassou. Sua equipe não só foi rebaixada, como terminou a terceira divisão na lanterna da competição.

Mas a segunda, pelo menos na sua avaliação, deu certo e vai lhe render frutos.

"Foi também uma maneira de ajudar o time, que está passando por uma fase difícil. Criei uma relação ótima, de muito respeito, com a garotada e aprendi demais", disse.

O atacante, que começou no Nacional (SP) e chegou à Alemanha em 2000, viveu a melhor fase da sua carreira justamente no Stuttgart. Foram 11 anos no clube, com direito à conquista do título alemão de 2007 e convocações para a seleção.

Vestindo o uniforme alvinegro, Cacau chegou a marcar na goleada por 4 a 0 sobre a Austrália, na estreia na Copa-2010, competição em que terminaria na terceira colocação.

Após o "estágio" na equipe B do Stuttgart, o atacante ainda não decidiu qual será o próximo passo de sua carreira. Originalmente, sua vontade é voltar ao futebol de elite e jogar mais pouquinho antes de pendurar as chuteiras, mas…

"Ainda estou nesse sofrimento que é a horar de parar. Fisicamente, tenho forças para jogar mais uns dois ou três anos. O que vai definir agora são as oportunidades que aparecerem, se vai surgir algum convite bom para continuar jogando ou mesmo para trabalhar aqui no clube", completa.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Ex-SP, zagueiro joga em campeão europeu e sonha com música da Champions
– Os 5 brasileiros mais desejados da janela de transferências da Europa
Após frustração em 82, Cerezo conquistou há 25 anos seu primeiro "Mundial"
Contestado no Brasil, Firmino é decisivo no Liverpool e "salvo" por Klopp

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De olho em estágio, autor de gol na Copa-10 encarou 3ª divisão da Alemanha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis