Topo

Rafael Reis

Contestado no Brasil, Firmino é decisivo no Liverpool e "salvo" por Klopp

Rafael Reis

17/05/2016 06h00

Faça uma experiência. Peça para seus amigos e familiares montarem a seleção brasileira ideal da atualidade. Pode ser apenas o time titular ou até mesmo uma convocação com 23 jogadores.

É bem provável que poucos tenham se lembrado de citar Roberto Firmino, 24. E mesmo os que se lembraram de colocar o atacante na equipe devem ter feito sem muita convicção.

Pouco conhecido e muitas vezes criticado em seu país natal, Firmino é o jogador mais decisivo do Liverpool e uma das maiores esperanças inglesas para a decisão da Liga Europa, nesta quarta-feira, contra o atual bicampeão, Sevilla.

Firmino

O alagoano de Maceió, que se profissionalizou no Figueirense e joga na Europa desde os 19 anos, é o atleta dos "Reds" que mais participou de gols na temporada: 22 (uma metade com ele mesmo balançando as redes, e a outra com passes para companheiros para marcarem).

Quem mais se aproxima dos números de Firmino é o experiente meia James Milner, com sete gols e 14 assistências. O celebrado meia brasileiro Philippe Coutinho marcou 12 vezes e deu seis passes decisivos.

Mas o atacante que agora é a esperança do Liverpool de conquistar um título na temporada e voltar à Liga dos Campeões até pouco tempo atrás também era rejeitado na Inglaterra.

Contratado do Hoffenheim (ALE) em junho passado por 41 milhões de euros (R$ 162 milhões, na cotação atual), na segunda transferência mais cara da história do clube, demorou para emplacar.

Foram 14 jogos e um período no banco de reservas até marcar pela primeira vez e começar a ganhar a confiança da torcida.

A história de Firmino no Liverpool só mudou depois da chegada do técnico Jürgen Klopp, em outubro. O ex-treinador do Borussia Dortmund já conhecia o brasileiro dos tempos de futebol alemão e passou a apostar nele, escalando-o como centroavante ou segundo homem do ataque.

"Poucos o conheciam aqui porque ele não jogava no Bayern ou no Dortmund. Mas eu conhecia o Roberto e fiquei impressionado quando o Liverpool o contratou. Agora, dá para notar que ele está bem mais confiante em relação a seu trabalho", disse Klopp, semana passada, ao jornal "Liverpool Echo".

Firmino retribui ao carinho e ao voto de confiança que recebeu do comandante do Liverpool e não perde uma oportunidade de classificar o alemão como "o melhor técnico" com quem já trabalhou.

O resultado dessa parceria pode ser decisivo na final da Liga Europa. Pelo menos, os torcedores dos Reds esperam que seja.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– A caminho da Eurocopa, curitibano virou polonês depois de abaixo-assinado
– Brasileiro conta bastidores de 1º time campeão nacional com técnica mulher
Ex-Palmeiras revive passado de destro e vira curinga na Itália
Seleção sub-23 dos mais caros do mundo é dominada por brasileiros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.