Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

7 gringos conhecidos que jogam campeonatos de 2ª divisão nesta temporada

Rafael Reis

28/08/2019 04h00

Quando falamos de futebol internacional, normalmente acompanhamos apenas a primeira divisão dos campeonatos nacionais mais relevantes do planeta. Por isso, ficamos com a impressão de que vários jogadores conhecidos simplesmente sumiram do mapa.

É claro que alguns desses atletas podem realmente ter se aposentado. Mas a maioria ainda continua jogando. Só está fora do radar do fã menos atencioso.

Basta olhar para torneios de segunda divisão para encontrar vários desses nomes. O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores estrangeiros bastante famosos que disputam segundonas de ligas nacionais na atual temporada.

SHINJI KAGAWA
Meia
30 anos
Japonês
Zaragoza (ESP)

Crédito: Divulgação

Destaque do Borussia Dortmund no começo da década e jogador do Manchester United durante duas temporadas, o meia japonês já não vinha mais conseguindo manter o mesmo nível de desempenho que fez dele um dos jogadores asiáticos mais importantes da história recente. Depois de ser emprestado pelo Dortmund ao Besiktas na temporada passada, Kagawa acabou sendo negociado por 3 milhões de euros (R$ 14 milhões) com o Zaragoza no começo do mês. Nas duas primeiras rodadas da segundona espanhola, já anotou um gol.

CHRISTIAN STUANI
Atacante
32 anos
Uruguaio
Girona (ESP)

Crédito: AFP

Apesar de ter marcado 19 gols na última edição do Campeonato Espanhol, menos apenas que Lionel Messi, Luis Suárez, Karim Benzema e Iago Aspas, o centroavante uruguaio agora joga na divisão de acesso do país campeão mundial de 2010. Revelação tardia, o já trintão Stuani acabou rebaixado com o Girona e optou por lá permanecer, apesar de ter recebido propostas bem vantajosas financeiramente para defender equipes da elite espanhola e de outros países importantes no cenário internacional.

SHINJI OKAZAKI
Atacante
33 anos
Japonês
Málaga (ESP)

Crédito: Divulgação

Peça importante do Leicester na conquista do título inglês na temporada 2015/2016, o japonês permaneceu no clube até julho. Mas a fraca atuação na temporada passada, quando participou de 25 partidas e foi incapaz de marcar sequer um golzinho, decretou o fim de sua passagem pela Premier League. O caminho encontrado por Okazaki foi se mandar para a Espanha. Ele assinou contrato de apenas um ano com o Málaga, clube tradicional da primeira divisão, mas que nesta temporada está encarando a Liga Adelante.

KIERAN GIBBS
Lateral esquerdo
29 anos
Inglês
West Bromwich (ING)

Crédito: Reuters

O lateral esquerdo disputou nada menos que 227 partidas pelo Arsenal entre 2007 e 2017. Além disso, defendeu a seleção inglesa em dez oportunidades. Só que a carreira de Gibbs entrou em declínio muito cedo. Há dois anos, trocou Londres pelo West Bromwich. Doze meses depois, acabou caindo para a segunda divisão inglesa. Atualmente, está em sua segunda temporada consecutiva na Championship e é titular absoluto do WBA.

JACK BUTLAND
Goleiro
26 anos
Inglês
Stoke City (ING)

Crédito: Getty Images

É difícil imaginar que um jogador de uma das seleções mais poderosas do mundo esteja disputando um campeonato de segunda divisão. Mas é isso o que acontece com Butland. Reserva de Jordan Pickford na Copa do Mundo de 2018 e presente em todas as últimas convocações da Inglaterra, o goleiro está encarando sua segunda temporada consecutiva na Championship. E 2019/2020 tem tudo para ser um ano difícil para o camisa 1 do Stoke City. Só nas quatro primeiras rodadas, ele já sofreu dez gols.

JOE ALLEN
Meia
29 anos
Galês
Stoke City (ING)

Crédito: Getty Images

Um dos principais jogadores galeses da atualidade, é titular absoluto da seleção desde 2011 e disputou a última edição da Eurocopa. O meio-campista passou quatro temporadas no Liverpool (2012 a 2016) e vestiu a camisa dos Reds em 132 oportunidades. Allen joga no Stoke City desde 2016, foi rebaixado com o clube e atualmente é uma peça essencial na equipe que é a lanterna da segunda divisão inglesa.

ALEKSANDAR MITROVIC
Atacante
24 anos
Sérvio
Fulham (ING)

Crédito: Divulgação

Foi na segunda divisão inglesa que o centroavante adversário do Brasil na Copa de 2018 viveu seus melhores momentos. Exímio cabeceador, o sérvio ajudou o Fulham a subir para a Premier League em 2017/2018, foi rebaixado na temporada passada e agora retornou para a Championship. Nas cinco primeiras rodadas, já meteu quatro bolas nas redes, desempenho que faz dele o vice-artilheiro da competição.


Mais de Cidadãos do Mundo

Quem é o garoto de 16 anos que virou o 2º mais jovem a estrear pelo Barça
Os 10 reforços mais caros desta temporada no Campeonato Italiano
7 revelações para serem acompanhadas de perto na temporada europeia
Por onde andam 7 figuraças do futebol mundial na década de 1990?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis