Topo

Rafael Reis

7 brasileiros para acompanhar de perto na nova temporada europeia

Rafael Reis

13/08/2019 04h00

A temporada 2019/20 do futebol europeu já começou. No último fim de semana, os campeonatos Inglês e Francês deram seus pontapés iniciais. Neste, será a vez do Espanhol e do Alemão.

Vários jogadores brasileiros importantes mudaram de clube nas últimas semanas e, agora, terão a oportunidade de darem um salto em suas carreiras e mudarem completamente de patamar.

O "Blog do Rafael Reis" selecionou abaixo sete representantes do futebol pentacampeão mundial que estão nessa situação e que merecem ser acompanhados de perto durantes os próximos meses.

ÉDER MILITÃO
Zagueiro
21 anos
Real Madrid (ESP)

Crédito: Getty Images

Em um momento em que o setor defensivo da seleção pede por renovação, Militão parece fadado a ganhar um lugar entre os titulares em um futuro próximo. Brasileiro mais caro da atual janela de transferências, o jogador de 50 milhões de euros (R$ 216 milhões) deve ter um papel importante no processo de renovação pelo qual o Real Madrid está passando nesta temporada. Nos amistosos preparatórios, o ex-São Paulo vem sendo escalado por Zidane como lateral direito.

FELIPE
Zagueiro
30 anos
Atlético de Madri (ESP)

Crédito: Divulgação

Assim como Militão, seu companheiro até a temporada passada no Porto, também pode se beneficiar da necessidade de caras novas na retaguarda da seleção. Apesar de já ter 30 anos, o ex-corintiano tem tudo para dar um salto de qualidade nos próximos meses, já que será treinado na atual temporada por um dos técnicos que mais entendem da construção de sistemas defensivos no mundo, o argentino Diego Simeone, o homem responsável pelo sucesso do Atlético de Madri.

RENAN LODI
Lateral esquerdo
21 anos
Atlético de Madri (ESP)

Crédito: Divulgação

Uma das principais revelações da lateral esquerda brasileira nos últimos anos, fez sucesso no Athletico-PR graças a poderosos e eficientes avanços ao ataque. Sob comando de Simeone, deve aprimorar sua capacidade de marcação e se tornar um lateral mais completo. Se for bem no Atlético de Madri, onde já deve iniciar a temporada como titular, não deve demorar para receber sua primeira oportunidade com Tite.

RODRYGO
Atacante
18 anos
Real Madrid (ESP)

Crédito: Kevin Jairaj/USA TODAY Sports

Um ano depois de ser negociado com o Real Madrid, o jovem atacante brasileiro, enfim, fará sua estreia oficial pelo clube espanhol. Rodrygo chega a um dos maiores clubes do mundo credenciado pelas duas temporadas em que se destacou com a camisa do Santos. No início, deve brigar até para ser relacionado pelo técnico Zinédine Zidane. Mas, sua expectativa é que essa situação não persista durante muito tempo. No Real, terá a companhia e também brigará por espaço com outro adolescente brasileiro, Vinícius Júnior.

JOELINTON
Atacante
22 anos
Newcastle (ING)

Crédito: Divulgação

Contratação mais cara da história do Newcastle, o atacante vem sendo tratado pela imprensa inglesa como uma espécie de "novo Firmino". Assim como o camisa 9 do Liverpool, Joelinton é nordestino, saiu cedo do Brasil, fez sucesso no Hoffenheim, da Alemanha, e ganhou maturidade tática para não ser um simples centroavante. Logo na abertura do Campeonato Inglês, já foi titular na partida contra o Arsenal.

LÉO DUARTE
Zagueiro
23 anos
Milan (ITA)

Crédito: Divulgação

O jovem zagueiro trocou a titularidade do Flamengo e a chance de conquistar títulos importantes no futebol sul-americano pela oportunidade de tentar ajudar um dos clubes mais vencedores do planeta a sair do buraco. Se conseguir funcionar no Milan, Léo Duarte vira automaticamente candidato a uma convocação para a seleção e uma nova transferência para alguma equipe ainda mais poderosa que os rossoneri italianos.

GABRIEL MARTINELLI
Meia-atacante
18 anos
Arsenal (ING)

Crédito: Divulgação

Apesar de ter apenas um semestre como profissional no Ituano, foi contratado pelo Arsenal nesta janela de transferências e até participou dos minutos finais da primeira partida oficial da temporada, contra o Newcastle, pelo Campeonato Inglês. Destaque da última Copa São Paulo e ainda com idade para atuar nos juniores, Martinelli tem na Inglaterra a oportunidade de se desenvolver bastante em uma equipe que aposta pesado nos seus jovens nesta temporada.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Nova temporada da Champions já soma 116 gols, só 3 de brasileiros
Por que a China "descarta" tantos jogadores, como Henrique Dourado?
Conheça o brasileiro que tem a missão de fazer a China ganhar a Copa
Mercado da Bola chega a R$ 17,8 bilhões; veja os 10 brasileiros mais caros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.