Topo

Rafael Reis

Reis da defesa: 5 técnicos famosos por serem retranqueiros

Rafael Reis

11/04/2019 04h00

Existem vários jeitos de se ganhar uma partida de futebol. A maioria dos torcedores e fãs do esporte prefere ver um jogo mais bonito, com trocas constantes de passes, uso de dribles e um certo ar de espetáculo.

Mas vários dos treinadores mais competentes e vitoriosos do planeta não montam seus times para praticar esse tipo de futebol. Muito pelo contrário, eles normalmente são chamados de retranqueiros porque armam suas equipes com a preocupação principal de não sofrer gols.

O assunto voltou à tona no futebol brasileiro nesta semana, depois que o Corinthians, comandado por Fábio Carille, avançou para a decisão do Campeonato Paulista "estacionando um ônibus" na defesa contra o Santos.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco técnicos estrangeiros, pertencentes à elite do futebol mundial, que são famosos justamente por serem retranqueiros.

JOSÉ MOURINHO
56 anos
Português
Desempregado

Crédito: Michael Regan/Getty Images

É o pai da retranca moderna e o responsável pela popularização da ideia de se defender com linhas bem juntas e posicionadas na entrada da área, estratégia que ganhou o nome de "linhas de handebol". Em 2010, anulou o badalado Barcelona, de Pep Guardiola, com um esquema pra lá de defensivo, com direito a centroavante de origem marcando lateral adversário, e conquistou a Liga dos Campeões pela Inter de Milão. Também venceu a Champions League com o Porto e fez sucesso no Real Madrid e no Chelsea. Seu trabalho mais recente, no Manchester United, acabou em dezembro.

DIEGO SIMEONE
48 anos
Argentino
Atlético de Madri (ESP)

Crédito: Gerard Julien/AFP

O Atlético de Madri teve a melhor defesa nas últimas quatro edições do Campeonato Espanhol. O dado não chega a surpreender quem acompanha de perto o trabalho de Diego Simeone. O ex-volante argentino montou um time que é sua cara, com muita raça e um esquema de jogo muito mais destrutivo do que construtivo. Foi assim, muitas vezes abdicando de atacar para não correr ricos, que ele levou o Atleti à melhor fase das últimas décadas, com duas finais de Liga dos Campeões (2014 e 2016) e o título nacional de 2014.

ANTONIO CONTE
49 anos
Italiano
Desempregado

Crédito: Divulgação

A maior parte dos técnicos italianos já tem naturalmente um "quê" de retranqueiro. Mas Conte foi além. Durante os três anos em que dirigiu a Juventus e depois no biênio em que esteve à frente da Azzurra, ele ressuscitou o esquema com três zagueiros, que andava esquecido no primeiro escalão do futebol mundial, e o transformou em uma nova mania. A formação também foi usada no Chelsea, seu último clube, onde trabalhou até o fim da temporada passada.

CLAUDIO RANIERI
67 anos
Italiano
Roma (ITA)

Crédito: Nigel Roddis/Efe

Compatriota de Conte, tem como grande feito da carreira ter levado o nanico Leicester à conquista do título inglês da temporada 2015/16. E o feito histórico foi alcançado com um modelo tipicamente italiano: um sistema defensivo bastante sólido, marcação pesada e saídas rápidas para contra-ataques. Na prática, um futebol mais eficiente que bonito. Três anos após a conquista, Ranieri ainda colhe os frutos do troféu e hoje comanda a Roma.

FERNANDO SANTOS
64 anos
Português
Seleção portuguesa

Crédito: Maja Hitij/Getty Images

Para ser honesto, o comandante da seleção portuguesa talvez seja mais conservador do que propriamente retranqueiro. Suas convocações cheias de veteranos e as substituições pouco ousadas que costuma fazer durante as partidas mostram isso. Esse conservadorismo também se reflete dentro de campo. Portugal venceu a Euro-2016 com um esquema que privilegiava a marcação e quase não corria riscos. Não à toa, o título foi conquistado com somente uma vitória no tempo normal e incríveis cinco empates.


Mais de Cidadãos do Mundo

Futebol moderno: atacantes lideram ranking de mais faltosos da temporada
Caras novas: as 7 principais revelações da temporada europeia
Por onde andam 7 ídolos históricos do Barcelona?
Alguém ainda pode impedir o hexa de Messi na Chuteira de Ouro?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.