Reforços à vista: 7 caras novas da temporada 2019 do Campeonato Chinês
A temporada 2019 do Campeonato Chinês começa nesta sexta-feira repleta de expectativas, recheada de caras novas e desfalcada de um dos seus principais jogadores dos últimos anos, o meia-atacante Ricardo Goulart, emprestado pelo Guangzhou Evergrande ao Palmeiras.
Outros nomes importantes também foram embora do Oriente, como o atacante Diego Tardelli (ex-Shandong Luneng), o meia Hernanes (ex-Hebei Fortune) e o espanhol Jonathan Soriano (ex-Beijing Guoan).
Mas as peças de reposição que chegaram à Ásia também são pesadas e incluem jogadores com passagens de sucesso por Inglaterra, Itália e Alemanha.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo as sete principais caras novas do futebol chinês para este ano.
MAROUANE FELLAINI
Meia
31 anos
Belga
Shandong Luneng (CHN)
Um dos símbolos do Manchester United nos últimos anos, o belga resolveu deixar o futebol inglês depois de quase 11 temporadas atuando na Premier League, onde também defendeu o Everton. O polivalente jogador, que fazer as funções de volante a centroavante, custou 12 milhões de euros (R$ 52 milhões) ao Shandong Luneng, clube dos brasileiros Gil e Róger Guedes. "Acho que era o momento certo para sair. Tive belas temporadas. Agora, queria um novo desafio e uma nova aventura", disse Fellaini, ao programa da TV francesa Telefoot.
LÉO BAPTISTÃO
Atacante
26 anos
Brasileiro
Wuhan Zall (CHN)
O brasileiro que chegou à Europa com 16 anos e construiu toda sua carreira como profissional no futebol da Espanha é mais uma das novidades da China para a nova temporada. Após duas temporadas e meia no Espanyol, o "primo pobre" do Barcelona, Léo Baptistão se transferiu no mês passado para o Wuhan Zall, atual campeão da segunda divisão e que disputará a elite apenas pela segunda vez em sua história.
MAREK HAMSIK
Meia
31 anos
Eslovaco
Dalian Yifang (CHN)
Novidade mais cara do futebol chinês nesta temporada, custou 20 milhões de euros (R$ 86,7 milhões) ao Dalian Yifang, que tem também o belga Yannick Carrasco e o argentino Nico Gaitán. Hamsik chega à China credenciado pelo sucesso que fez no Napoli. Ao longo de 12 temporadas com o clube do sul da Itália, o meia eslovaco disputou 520 partidas, marcou 121 gols e superou Diego Maradona como maior artilheiro da história do clube.
HENRIQUE DOURADO
Atacante
29 anos
Brasileiro
Henan Jianye (CHN)
Contratação de última hora do Henan Jianye, time que lutou contra o rebaixamento na última temporada, a negociação do centroavante que estava no Flamengo só foi fechada na segunda-feira, ou seja, já na semana de abertura do Campeonato Chinês. No Oriente, Dourado vai disputar posição com outro brasileiro, Fernando Karanga, que jogava na Bulgária, e com o camaronês Christian Bassogog.
SANDRO WAGNER
Atacante
31 anos
Alemão
Tianjin Teda (CHN)
Contratado pelo Bayern de Munique no início do ano passado para ser o reserva de Lewandowski, o centroavante alemão decidiu de mudar de ares somente 12 meses e dez gols depois da sua chegada. Wagner é a maior esperança do Tianjin Teda para não repetir o sufoco da última temporada, quando terminou o Campeonato Chinês como o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
MARCÃO
Atacante
24 anos
Brasileiro
Hebei Fortune (CHN)
Pouco conhecido no Brasil, o ex-atacante do Ituano e do Bragantino foi parar em um dos clubes mais ricos da China e será companheiro de Javier Mascherano e Ezequiel Lavezzi nesta temporada graças ao sucesso que fez na Coreia do Sul. Em dois anos pelo Gyeongnam, Marcão faturou dois prêmios de artilharia da K-League: em 2017, da segunda divisão, no ano seguinte, da primeira. Por isso, despertou o interesse do futebol mais poderoso financeiramente do continente asiático.
MOUSA DEMBÉLÉ
Meia
31 anos
Belga
Guangzhou R&F (CHN)
Assim como Fellaini fez parte do elenco da Bélgica que foi terceira colocada na última Copa do Mundo, construiu uma carreira de sucesso na Inglaterra e acabou de trocar uma das forças da Premier League pelo futebol chinês. No caso de Dembélé, que defendia o Tottenham até o mês passado, o destino é o Guangzhou R&F, décimo colocado na temporada passada e casa do ex-corintiano Zizao. O novo reforço do clube, aliás, foi contratado para substituir justamente um jogador que se mandou para o Corinthians, o meia Júnior Urso.
Mais de Cidadãos do Mundo
–CR7 vacila e perde contato com Messi e Mbappé na briga por Chuteira de Ouro
–7 negócios já fechados para a próxima janela de transferências
–Por onde andam os primos de Messi que jogaram no Brasil?
–Traições, agressões e até prisão: 5 casais polêmicos do futebol mundial
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.