Topo

Rafael Reis

Salah e Suárez entram no top 10 da Chuteira de Ouro; Messi amplia liderança

Rafael Reis

15/01/2019 04h20

Dois dos principais atacantes do mundo na atualidade, o uruguaio Luis Suárez e o egípcio Mohamed Salah entraram na briga pela Chuteira de Ouro.

O camisa 9 do Barcelona e o número 11 do Liverpool ingressaram no top 10 do prêmio concedido ao maior goleador dos campeonatos nacionais da Europa na temporada ao brilharem no último fim de semana.

Crédito: Divulgação

Suárez marcou duas vezes (e ainda deu uma assistência) no 3 a 0 aplicado pelo Barça sobre o Eibar, no domingo. Já Salah foi o responsável por definir o magro 1 a 0 dos Reds contra o Brighton, no sábado.

Agora, ambos somam 14 gols nas ligas que disputam e 28 pontos na Chuteira de Ouro. Na corrida pelo prêmio, dividem o sétimo lugar com Cristiano Ronaldo (Juventus), Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal) e Harry Kane (Tottenham).

O quinteto está seis pontos atrás do argentino Lionel Messi, que ampliou sua vantagem na liderança ao marcar uma vez contra o Eibar.

O craque do Barcelona e recordista de prêmios de goleador da temporada europeia abriu três pontos em relação ao brasileiro Liliu, que defende o Nömme Kalju, da Estônia, e já encerrou sua participação na temporada, uma vez que disputa uma competição que começa a termina no mesmo ano.

Messi já levou cinco Chuteiras de Ouro para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última temporada, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

Principal nome do futebol brasileiro na atualidade, Neymar, do Paris Saint-Germain, está cada vez mais distante da briga. Sem marcar há mais de um mês no Campeonato Francês, ocupa somente o 26º lugar, com 22 pontos.

O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante do Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

"Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 34 pontos (17 gols)
2º – Liliu (BRA, Nömme Kalju) – 31 pontos (31 gols)
3º – Mbaye Diagne (SEN, Kasimpasa) – 30 pontos (20 gols)
Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 30 pontos (30 gols)
Paulinho (BRA, BK Häcken) – 30 pontos (20 gols)
6º – Patrick Hoban (IRL, Dundalk) – 29 pontos (29 gols)
7º – Luis Suárez (URU, Barcelona) – 28 pontos (14 gols)
Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) – 28 pontos (14 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 28 pontos (14 gols)
Pierre-Emerick Aubameyang (GAB, Arsenal) – 28 pontos (14 gols)
Harry Kane (ING, Tottenham) – 28 pontos (14 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Por que a janela de transferências na Europa está tão fria?
Janela já movimentou R$ 1,8 bi em reforços; Flamengo está no top 10
Por onde andam 7 ex-jogadores do Liverpool que "sumiram"?
Penta, Messi deixa brasileiro para trás e vira líder da Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.