Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Liverpool que “sumiram”?

Rafael Reis

10/01/2019 04h20

Como está a carreira daquele jogador que já teve seus momentos de glória em um dos grandes clubes do futebol europeu, mas que hoje anda um tanto quanto sumido, vestindo uma camisa menos tradicional e atuando por um campeonato que gera menos repercussão midiática?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o fim de novembro a seção "Por Onde Anda? – Times Internacionais". Durante as próximas semanas, revelaremos os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Nesta quinta-feira, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Liverpool. Na semana que vem, será a vez de desvendarmos os paradeiros de atletas que passaram pelo Arsenal.

LORIS KARIUS
Goleiro
25 anos
Alemão
Besiktas (TUR)

Crédito: Andrew Boyers/Reuters

Vilão da derrota do Liverpool para o Real Madrid na final da última Liga dos Campeões, o goleiro alemão ficou sem clima para continuar em Anfield e acabou emprestado para o futebol turco. No Besiktas, Karius é titular absoluto, mas não tem passado tanta confiança assim para seus zagueiros. A prova disso é que só não sofreu gols em três das 18 partidas que disputou na atual temporada.

GLEN JOHNSON
Lateral direito
34 anos
Inglês
Sem clube

Crédito: Divulgação

Dono da lateral direita dos Reds durante pelo menos cinco temporadas, defendeu a seleção inglesa em duas Copas do Mundo (2010 e 2014) e uma Eurocopa (2012). Seu último clube foi o Stoke City, onde passou três anos. Desde julho, quando seu contrato chegou ao fim, está desempregado e busca um novo time para dar continuidade à carreira.

ANDY CARROLL
Atacante
30 anos
Inglês
West Ham (ING)

Crédito: AFP

Uma das piores contratações do Liverpool nas últimas décadas, o centroavante custou 41 milhões de euros (R$ 177,6 milhões) e só marcou 11 gols com a tradicional camisa vermelha. Sem mostrar futebol no clube, Carroll voltou à sua rotina de atuar por times medianos do futebol inglês. Na atual temporada, vem tentando recuperar espaço no West Ham depois de uma cirurgia no tornozelo que o deixou fora de ação por mais de quatro meses.

MARTIN SKRTEL
Zagueiro
34 anos
Eslovaco
Fenerbahce (TUR)

Crédito: Chris Hughes/AP

Apesar de nunca ter sido um primor do ponto de vista técnico, o zagueiro permaneceu durante oito temporadas e meia no elenco do Liverpool e até hoje é um dos jogadores mais importantes da seleção eslovaca. Longe dos holofotes desde que deixou o clube para jogar no Fenerbahce, em 2016, voltou a ter seu nome comentado nas últimas semanas depois que apareceu na imprensa europeia como possível reforço da defesa do Barcelona para a janela de janeiro.

YOSSI BENAYOUN
Meia
38 anos
Israelense
Beitar Jerusalem (ISR)

Crédito: Reprodução

O meia rodou bastante pelo futebol inglês entre 2005 e 2014. Além do Liverpool, onde jogou por três temporadas, também defendeu West Ham, Chelsea, Arsenal e Queens Park Rangers. O jogador retornou a Israel cinco anos atrás e já tem aposentadoria marcada para junho. Antes, quer impedir que o Beitar Jerusalem, time pelo qual assinou nove dias atrás, seja rebaixado para a segunda divisão nacional.

STEWART DOWNING
Meia
34 anos
Inglês
Middlesbrough (ING)

Crédito: Reprodução

Uma das grandes promessas do futebol inglês no começo da década passada, chegou a disputar a Copa do Mundo de 2006, mas não "explodiu" como esperado. Entre 2011 e 2013, defendeu o Liverpool, único time de grande porte de sua carreira. A passagem de Downing por Anfield, no entanto, foi esquecível. Hoje, disputa a segundona inglesa pelo Middlesbrough, seu primeiro clube como profissional.

DAVID N'GOG
Atacante
29 anos
Francês
Honvéd (HUN)

Crédito: Reprodução

O torcedor do Liverpool certamente não sente saudades do centroavante francês que se destacou nos seus primeiros dias como profissional no Paris Saint-Germain e desembarcou na Inglaterra logo depois. N'Gog chegou a jogar 94 vezes pela equipe vermelha, mas perdeu bem mais gols do que as 19 bolas que conseguiu empurrar para as redes adversárias. Após rodar pela Grécia e se aventurar na Escócia, o atacante tem frequentado o banco de reservas no nada poderoso futebol da Hungria.


Mais de Cidadãos do Mundo

Penta, Messi deixa brasileiro para trás e vira líder da Chuteira de Ouro
As 10 transferências mais caras da história da janela de janeiro
Como zagueiro de R$ 336 milhões ficou barato para o Liverpool
7 estrelas em fim de contrato que já podem assinar com um novo time

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.