Topo

Rafael Reis

Em fim de contrato, Douglas renasce e curte protagonismo inédito na Europa

Rafael Reis

18/11/2018 04h00

Nos dois anos em que fez parte do elenco principal do Barcelona, o lateral direito brasileiro Douglas disputou apenas oito partidas e ficou em campo durante 378 minutos. Na temporada passada, quando esteve emprestado ao Benfica, foram 11 jogos e 882 minutos de futebol.

Cedido ao Sivasspor, da primeira divisão turca, até junho de 2019, o ex-jogador de Goiás e São Paulo participou de 11 partidas e já permaneceu nos gramados durante 952 minutos nos últimos três meses e meio.

Crédito: Divulgação/Sivasspor

A comparação entre os números de suas passagens por Barça e Benfica com o desempenho recente deixa uma constatação bem clara. Aos 28 anos, Douglas conseguiu renascer nesta temporada.

Pela primeira vez desde que deixou o Brasil para se aventurar na Europa, em 2014, o lateral direito pode dizer que é titular absoluto e protagonista de uma equipe.

Douglas começou jogando em 11 das 12 rodadas já disputadas do Campeonato Turco e não foi substituído sequer uma vez. Ele só não atuou em todas as partidas porque teve de cumprir suspensão contra o Fenerbahce por ter sido expulso no jogo anterior (ante o Yeni Malatyaspor).

Nem mesmo no Sporting Gijón, clube espanhol ao qual foi emprestado em 2016/17, o brasileiro gozava de um status tão bom. Apesar de ter sido titular na maior parte daquela temporada, ele chegou a sentar no banco de reservas em alguns compromissos e nem foi relacionado por opção técnica em outros.

No Sivasspor, a realidade é completamente diferente. Douglas caiu nas graças do técnico Hakan Keles e virou dono absoluto da lateral direita.

O brasileiro é um dos jogadores do elenco do clube com maior experiência internacional. Além dele, apenas Robinho (ex-Real Madrid e Manchester City), o marfinense Arouna Koné (ex-Sevilla) e o zagueiro argelino Carl Medjani (ex-Liverpool e Monaco) já atuaram em times de ponta do cenário europeu.

O camisa 20 tem retribuído o voto de confiança recebido com um bom futebol. Em agosto, logo na segunda rodada do Campeonato Turco, encerrou um jejum de gols de 15 meses e balançou as redes contra o Trabzonspor.

Douglas também já distribuiu três assistências nesta temporada. Parece pouco, mas é mais do que qualquer outro jogador do elenco.

O lateral só não pode se considerar 100% feliz na nova casa porque o time que defende está longe de empolgar. O Sivasspor é só o 11º colocado dentre os 18 clubes da primeira divisão turca e está dois pontos acima da zona de rebaixamento.

O contrato de Douglas com o Barcelona termina no próximo mês de junho. Ou seja, quando seu empréstimo na Turquia chegar ao fim, o brasileiro estará livre também do vínculo com os espanhóis e estará livre para assinar com o time que quiser.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Cruzeiro que estão no exterior?
Alvo de racismo, cearense deve ser 1º negro da história da seleção russa
Brasileiro fecha temporada como artilheiro da Europa, mas não deve ter taça
Sem emplacar na França, Ganso convive com banco e ameaça de rebaixamento

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.