Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Cruzeiro que estão no exterior?

Rafael Reis

15/11/2018 04h20

Como está a carreira daquele jogador que passou por seu time de coração e que hoje defende algum time no exterior, mas não um daqueles que aparecem quase que semanalmente na TV brasileira, como Barcelona, Manchester City ou Chelsea?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde setembro a seção "Por Onde Anda? – Times Brasileiros". Durante 12 semanas, vamos revelar os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Hoje, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Cruzeiro. Na semana que vem, encerramos a série fazendo o mesmo com atletas que atuaram no Atlético-MG.

EUGENIO MENA
Lateral esquerdo
30 anos
Racing (ARG)

Veterano de futebol brasileiro, o chileno também defendeu Santos, São Paulo, Sport e Bahia por aqui. A passagem de Mena pelo país acabou em agosto, quando ele acertou sua transferência para o Racing. Em setembro, o lateral foi escolhido por torcedores como o melhor jogador de defesa do mês na Argentina. Com a carreira novamente em alta, voltou a fazer parte dos planos da seleção e disputou o amistoso contra o México, em outubro, depois de um ano fora das convocações.

BOBÔ
Atacante
33 anos
Alanyaspor (TUR)

Mais lembrado pelas passagens por Corinthians e Grêmio, o centroavante jogou no Cruzeiro entre 2011 e 2012, mas não conseguiu deslanchar em Minas Gerais. Com uma carreira consolidada na Turquia, onde foi ídolo do Besiktas e do Kayserispor, assinou contrato nesta temporada com o Alanyaspor, clube de resultados poucos expressivos do país.  Neste começo de temporada, tem deixado a desejar: em oito partidas do Campeonato Turco, ainda não balançou as redes.

GABRIEL XAVIER
Meia
25 anos
Nagoya Grampus (JAP)

O meio-campista de pouca estatura até teve um início promissor no Cruzeiro, mas acabou perdendo espaço no clube e acabou emprestado para Sport e Vitória. Desde o ano passado, está cedido ao Nagoya Grampus, do Japão. Após ajudar a equipe a retornar para a primeira divisão, Gabriel Xavier agora tem tentado evitar a volta para a segundona. Por enquanto, seu time está na zona de rebaixamento da J-League.

ALEJANDRO MARTINUCCIO
Meia-atacante
30 anos
Móstoles (ESP)

O argentino, que escapou da morte em 2016 porque estava machucado quando a Chapecoense viajou para a final da Copa Sul-Americana e sofreu um trágico acidente aéreo, não teve muito destaque no Cruzeiro e já está em declínio na carreira. Depois de defender o Avaí no primeiro semestre, Martinuccio se mudou para a Espanha no meio do ano. Mas seu destino não tem nada de glamuroso: seu clube disputa uma liga regional da região de Madri que é equivalente à quarta divisão.

BRUNO VIANA
Zagueiro
23 anos
Braga (POR)

Revelado na base cruzeirense, teve muitas chances no time principal durante a curta passagem do português Paulo Bento pelo clube, em 2016. A pedido do treinador português, foi contratado meses mais tarde pelo Olympiacos e acabou se transferindo para a Grécia. Bruno Viana está em sua segunda temporada pelo Braga e é um dos destaques da equipe que está a apenas três pontos do Porto, líder da primeira divisão de Portugal

LÉO BONATINI
Atacante
24 anos
Wolverhampton (ING)

Formado na base do Cruzeiro, não teve chances no time principal e acabou emprestado a Goiás e Estoril (Portugal) para ganhar experiência. Mesmo pouco conhecido no Brasil, Bonatini tem construído uma carreira sólida no exterior. Atualmente, disputa a Premier League inglesa, o mais badalado campeonato nacional do planeta. No entanto, tem ficado poucos minutos em campo pelo Wolverhampton.

SEBÁ
Atacante
26 anos
Chongqing Dangdai Lifan (CHN)

Fez sucesso nas categorias menores do Cruzeiro e chegou até a defender a seleção sub-20. Emprestado ao Porto pouco depois de se profissionalizar, não retornou mais ao futebol brasileiro. Seu melhor momento aconteceu no Olympiacos, clube pelo qual se sagrou campeão grego em 2016/17. Nesta temporada, rendeu-se ao dinheiro chinês e foi jogar na Ásia. Hoje, é companheiro de time de Fernandinho e Alan Kardec.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Alvo de racismo, cearense deve ser 1º negro da história da seleção russa
Brasileiro fecha temporada como artilheiro da Europa, mas não deve ter taça
Por onde andam 7 ex-jogadores do Inter que estão no exterior?
Sem emplacar na França, Ganso convive com banco e ameaça de rebaixamento

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.