Topo

Rafael Reis

Quem está melhor no PSG: Neymar ou Mbappé? Compare as estatísticas

Rafael Reis

03/10/2018 04h00

Quem é o principal jogador do Paris Saint-Germain: Neymar ou Kylian Mbappé? Desde que o francês brilhou na conquista da Copa do Mundo e o brasileiro naufragou na Rússia-2018, essa é uma pergunta bastante recorrente entre os fãs do futebol internacional. A resposta para essa questão é subjetiva e vai do gosto pessoal de cada um. Mas que discussão no mundo do futebol não é assim?

Antes da partida contra o Estrela Vermelha, nesta quarta-feira, pela segunda rodada do Grupo C da Liga dos Campeões, resolvemos comparar os números dos dois jogadores pelo PSG nesta temporada.

Até o momento da temporada, Mbappé possui estatísticas levemente superiores às de Neymar. O jovem de 19 anos vence o brasileiro tanto na frequência de gols quanto na de assistências em 2018/19.

Por conta da participação prolongada na Copa do Mundo e também de um cartão vermelho que lhe rendeu três jogos de suspensão, Mbappé só disputou cinco partidas pelo PSG nesta temporada. Mas foi suficiente para marcar cinco vezes (média de uma a cada apresentação) e dar três passes para gol (0,6 por jogo).

Já Neymar foi a campo nove vezes e é o artilheiro do Campeonato Francês. Mas as sete bolas que meteu nas redes adversárias lhe rendem uma média de 0,77 gol por jogo, inferior à do companheiro. O camisa 10 também distribuiu três assistências (0,33) apesar de ter jogado muito mais.

Atuando um pouco mais avançado que o jogador mais caro do mundo, Mbappé também supera o brasileiro no número de finalizações.

Segundo o "Transfermarkt", site especializado nas estatísticas do futebol, o francês tem uma média de quatro arremates por partida, contra 3,3 de Neymar.

O novo astro do futebol mundial também faz frente ao brasileiro em uma estatística em que o parceiro era praticamente imbatível na Europa até pouco tempo atrás: os dribles. Ambos ostentam média de três vitórias por jogo nos duelos individuais contra os marcadores.

Mbappé ainda leva vantagem sobre Neymar na quantidade de bolas perdidas. Entre desarmes sofridos e domínios errados, o brasileiro tem deixado a bola escapar 9,4 vezes por partida, contra só 4,3 do francês.

O camisa 10, que passou a atuar mais como meio-campista do que como propriamente atacante na gestão Thomas Tuchel, só leva a melhor na comparação com o companheiro nas estatísticas ligadas a passe.

O aproveitamento de toques de Neymar é de 81,6% neste início de temporada, bem melhor que os 75% de acerto de Mbappé. Além disso, o brasileiro também cria mais jogadas que terminam em finalização dos companheiros: 2,6 por jogo, contra 1,3.

E para você, leitor, quem é o principal jogador do Paris Saint-Germain: Neymar ou Mbappé?


Mais de Cidadãos do Mundo

Meia que assumiu ser gay: espero que em 10 anos seja algo normal no futebol
Na mira do Real, destaque do Espanhol fez técnico da seleção admitir erro
Capitão aos 21, Modric aprendeu português para xingar parceiros brasileiros
Salah é o símbolo do Islã para o mundo, diz 1º técnico de astro egípcio

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.