Topo

Rafael Reis

Contra vontade de torcida, clube de Israel vai contratar jogadores árabes

Rafael Reis

07/09/2018 04h20

O novo proprietário do Beitar Jerusalém, Moshe Hogeg, resolveu comprar briga com os movimentos de extrema-direita ligados às torcidas organizadas do clube que o fizeram ser conhecido com o time de futebol mais fundamentalista de Israel.

O empresário de 39 anos, ligado ao mercado de criptomoedas, anunciou na semana passada que pretende derrubar o veto-informal que existe à presença de jogadores árabes na equipe.

Segundo Hogeg, a equipe deve acertar em breve, nas próximas janelas de transferência, a contratação do primeiro atleta de origem árabe dos seus 82 anos de existência.

"O Beitar não é um clube racista. A partir de agora, a religião não será mais um critério de escolha para o elenco. Também não contrataremos um jogador só por ser árabe, já que isso também seria uma forma de racismo".

A tentativa de Hogeg não é a primeira de tornar o clube menos intolerante e aberto para atletas de etnias e religiões que possuam uma história de conflitos com os judeus.

Em 2005, o zagueiro nigeriano Ndala Ibrahim, que é muçulmano, chegou a disputar quatro partidas pelo Beitar, mas decidiu voltar para seu país depois de ser atacado por torcedores extremistas.

Algo ainda mais grave aconteceu em 2013, quando alguns reagiram à contratação de dois jogadores de origem chechena e religião islâmica com manifestações racistas durante treinos e jogos, invasão e quebra-quebra na sede do clube e até ameaças de morte aos dirigentes responsáveis pelo negócio.

Neste ano, antes de ser comprado por Hogeg, o clube chegou a anunciar a intenção de mudar seu nome para Beitar Trump Jersualém com intuito de homenagear o presidente dos Estados Unidos pela decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Ligado ao movimento sionista e com torcedores que costumam entoar nas arquibancadas cantos de ódio contra os árabes, o Beitar (seis vezes campeão nacional) é o único clube importante de Israel que nunca teve um jogador dessa etnia no elenco.

Os árabes representam cerca de 20% da população do país. Um dos principais jogadores da seleção na atualidade, o lateral esquerdo Taleb Tawatha, do Eintracht Frankfurt, possui origem árabe.


Mais de Clubes

– Valderrama e longa seca: conheça o time que Ronaldo comprou na Espanha
– Libertadores volta a mostrar o que o futebol sul-americano tem de pior
– Mercado da Bola passa de R$ 26 bilhões; veja os 10 clubes que mais lucraram
– 5 clubes que gastaram "como nunca" nesta janela de transferências

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.