Topo

Rafael Reis

Valderrama e longa seca: conheça o time que Ronaldo comprou Espanha

Rafael Reis

05/09/2018 04h20

A informação já vinha sendo dada como certa na Espanha desde a semana passada. Por 30 milhões de euros (R$ 143 milhões), o ex-atacante brasileiro Ronaldo comprou o Valladolid e se tornou acionista majoritário do time espanhol.

O anúncio oficial foi feito na última segunda-feira. De acordo com a imprensa espanhola, o Fenômeno assumirá a presidência do clube, mas deixará sua administração executiva a cargo de Carlos Suárez Sureda, antigo proprietário da agremiação.

Mas, afinal, que time é esse que o único brasileiro eleito três vezes o melhor jogador do mundo (1996, 1997 e 2002) pretende assumir o controle?

O Valladolid é um clube da cidade de mesmo nome, localizada na comunidade de Castela e Leão, no noroeste da Espanha. Fundado em 1928, costuma transitar bastante entre a primeira e a segunda divisão nacional.

O time foi o quinto colocado na última edição da Série B espanhola, mas venceu os playoffs e está de volta à elite na atual temporada. Esta é a 43ª vez na história que a equipe mede forças contra as maiores forças do país.

Distante das maiores potências espanholas, o Valladolid jamais se sagrou campeão nacional. Sua melhor campanha na primeira divisão foi a quarta colocação obtida há mais de meio século, em 1962/63.

O único título de uma competição que contava com os maiores clubes do país, como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri, foi a já extinta Copa da Liga Espanhola, conquistada em 1984.

Todos os outros troféus levantados pelo Valladolid são de torneios de divisões inferiores. O time tem três conquistas da Segundona e quatro da Terceirona.

O jogador mais importante formado pelo clube foi o ex-zagueiro e volante Fernando Hierro, técnico da seleção espanhola na última Copa do Mundo-2018. O ex-capitão do Real Madrid vestiu a incomum camisa roxo e branca entre 1987 e 1989.

Outros nomes importantes que jogaram pelo Valladolid foram os colombianos René Higuita e Carlos Valderrama. O goleiro atuou por lá por menos de um ano, em 1992, logo depois de deixar o futebol sul-americano. Já o camisa 10 disputou a temporada 1991/92 completa.

O clube também foi uma grande vítima do Fenômeno durante sua passagem pelo futebol espanhol. Foram seis gols em seis partidas, com direito a duas goleadas históricas: 6 a 1, em 1996, pelo Barcelona, e 7 a 2, em 2003, pelo Real Madrid.

Com a compra do Valladolid, Ronaldo não está entrando em um terreno 100% novo para ele. Entre 2014 e 2016, o ex-atacante foi um dos acionistas do Fort Lauderdale Strikers, time que disputava a NASL, uma das ligas inferiores do futebol nos Estados Unidos.


Mais de Clubes

– Libertadores volta a mostrar o que o futebol sul-americano tem de pior
– Mercado da Bola passa de R$ 26 bilhões; veja os 10 clubes que mais lucraram
– 5 clubes que gastaram "como nunca" nesta janela de transferências
– Em 10 anos, mais da metade dos brasileiros do Shakhtar chegou à seleção

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.