Topo

Rafael Reis

Falta de oportunidades a Vinícius Jr. pressiona técnico do Real Madrid

Rafael Reis

22/08/2018 04h00

Contratação mais cara do Real Madrid para a temporada 2018/19, o atacante brasileiro Vinícius Júnior já causa incômodo no vencedor das últimas três edições da Liga dos Campeões da Europa antes mesmo de fazer sua estreia oficial pelo clube.

O garoto de 18 anos, que foi contratado do Flamengo por 45 milhões de euros (R$ 205,6 milhões), não saiu do banco nas duas primeiras partidas do time merengue, a derrota por 4 a 2 para o Atlético de Madri, pela Supercopa da Europa, e a vitória por 2 a 0 sobre o Getafe, na abertura do Campeonato Espanhol.

E é justamente essa falta de minutos em campo que transformou Vinícius Jr. em uma celeuma para o Real no início da temporada.

Torcedores do clube de Madri têm usado as redes sociais para cobrar do técnico Julen Lopetegui que comece logo a dar oportunidades para o brasileiro. A imprensa da capital espanhola também aderiu a essa espécie de campanha.

Não à toa, o atacante estampou a capa da edição de terça-feira do diário "Marca", um dos principais jornais esportivos do país. A reportagem destaca a "inquietude" pela estreia do jogador e traz a seguinte manchete: "Esperando a Vinícius".

De acordo com o jornal, Lopetegui pretende utilizar o jovem à conta-gotas e levá-lo a campo apenas em jogos mais fáceis e que já estejam decididos.

A opção por preservá-lo é para evitar que ele enfrente alguma situação mais delicada em seus primeiros momentos em Madri, uma situação que possa acabar fazendo com que ele se queime com a torcida e a imprensa.

Mas nenhuma dessas duas forças parecem tão pacientes quanto o treinador. Ambas querem ver Vinícius Jr. o quanto antes em campo com a camisa do Real. E são os vários os motivos para esse clamor.

O principal é a expectativa de que o brasileiro possa a vir a ser, no futuro, o protagonista da equipe mais vitoriosa do planeta. O espaço está vago desde a venda de Cristiano Ronaldo para a Juventus, e os rumores para a contratação de um jogador de status semelhante ainda nesta janela de transferências andam bem mornos.

Vinícius Jr. acertou com o Real quando ainda tinha 16 anos e começava a dar seus primeiros chutes como profissional do Flamengo. Nunca um jogador de idade tão baixa custou tanto quanto ele.

O garoto permaneceu no clube onde começou a carreira até chegar à maioridade, em julho. Nesse tempo, tornou-se um dos principais nomes da equipe rubro-negra e chegou a ocupar o posto de artilheiro do Campeonato Brasileiro.

A apresentação de Vinícius Jr. levou 3.500 torcedores ao Santiago Bernabéu, um número expressivo para um jogador tão pouco conhecido fora do Brasil.

Em seu primeiro jogo pelo clube, a derrota por 2 a 1 para o Manchester United, em amistoso de pré-temporada nos EUA, o atacante não fez gol, mas deu uma pedalada e deixou o estádio aplaudido.

Tudo isso aumentou a expectativa pela estreia oficial de Vinícius Jr. no Real Madrid. Uma estreia pela qual torcedores e jornalistas já cansaram de esperar.

Após estrear com vitória no Campeonato Espanhol, o time merengue volta a campo neste domingo, contra o Girona, fora de casa.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

7 brasileiros sem contrato no exterior para seu clube contratar
7 brasileiros que disputam campeonatos de 2ª divisão no exterior
1º técnico negro na Ucrânia, brasileiro faz história, mas dura só 4 jogos
4 jogadores brasileiros que estão com futuro indefinido no exterior

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.