Topo

Rafael Reis

7 garotos que têm tudo para disputar a próxima Copa do Mundo

Rafael Reis

19/07/2018 04h00

Fim de Copa do Mundo é hora de renovação. Jogadores de idade mais elevada decidem se aposentar dos seus países ou simplesmente param de ser convocados. Em contrapartida, garotos mais novos passam a receber mais oportunidades e começam a ser testados para o ciclo seguinte.

O processo atinge todas as seleções, em diferentes níveis. Alguns times, mais velhos, precisam reformular praticamente todo seu elenco. Outras equipes, com média de idade mais baixa, conseguem passar por isso de forma mais natural.

Mas fato é que a Copa-2022 terá várias caras novas: muitos jogadores que ficaram de fora do Mundial da Rússia por serem jovens demais e que estarão mais experientes na próxima edição do torneio.

Apresentamos abaixo sete meninos que têm tudo para disputar a Copa do Qatar. É bom ficar de olhos neles desde já.

LEROY SANÉ
Atacante
22 anos
Manchester City (ING)
Alemanha

Para muitos torcedores alemães, já deveria ter disputado a última Copa. Nome importante na conquista do título inglês da temporada passada pelo Manchester City, teve inúmeras chances na seleção, mas acabou descartado pelo técnico Joachim Löw por pouca participação no jogo coletivo da equipe. Jogador de habilidade acima da média, Sané é um dos grandes dribladores do futebol europeu na atualidade e deve se transformar em um dos protagonistas da Alemanha no novo ciclo.

LAUTARO MARTÍNEZ
Atacante
20 anos
Inter de Milão (ITA)
Argentina

Assim como Sané, viveu a expectativa de ser convocado para o Mundial da Rússia, mas acabou descartado de última hora. Com média de quase um gol a cada dois jogos desde que se tornou profissional, o atacante é uma das principais revelações do futebol argentino nos últimos tempos. Revelado pelo Racing, Martínez acabou de desembarcar na Inter de Milão e irá disputar sua primeira temporada na Europa. O garoto deve ser peça fundamental no processo de reconstrução da seleção argentina.

RYAN SESSEGNON
Lateral esquerdo
18 anos
Fulham (ING)
Inglaterra

Apesar de ter completado 18 anos apenas em maio, teve sua convocação para a Copa-2018 bastante pedida pela imprensa inglesa. Lateral bastante ofensivo, já marcou 23 gols em 83 partidas como profissional e foi um dos destaques do acesso do Fulham para a Premier League. O garoto, que também pode atuar no meio-campo e também como ponta, está sendo observado pelo técnico Gareth Southgate e deve ganhar em breve sua primeira oportunidade na seleção.

VINÍCIUS JR.
Atacante
18 anos
Real Madrid (ESP)
Brasil

Garoto-prodígio da base do Flamengo, foi vendido ao Real Madrid por 45 milhões de euros (R$ 203 milhões) quando tinha apenas 16 anos. No entanto, permaneceu no clube que o revelou até a Copa-2018. Um dos responsáveis diretos pela liderança rubro-negra no Campeonato Brasileiro, Vinícius Jr. é muito rápido e habilidoso. Se for bem em sua temporada de estreia no futebol europeu, certamente irá aparecer em uma das próximas convocações da seleção brasileira.

ALBAN LAFONT
Goleiro
19 anos
Fiorentina (ITA)
França

Candidato número 1 para substituir o capitão Hugo Lloris na meta da seleção francesa, o garoto nascido em Burkina Faso é considerado um fenômeno do gol. Lafont estreou como titular do Toulouse com 16 anos e 10 meses. Menos de três anos depois, acabou de ser negociado com a Fiorentina. Nesta temporada, terá seu teste de fogo em uma liga mais competitiva e uma equipe mais forte.

JANN-FIETE ARP
Atacante
18 anos
Hamburgo (ALE)
Alemanha

Se a Alemanha sofreu com a dificuldade para balançar as redes na Copa-2018, Arp pode ser uma das soluções para esse problema. Eleito o melhor jogador sub-17 do país no ano passado, o atacante fez 18 gols em 19 partidas pela seleção juvenil e estreou no time profissional do Hamburgo na temporada passada. Apesar do rebaixamento do tradicional clube, o centroavante pode continuar na Bundesliga, já que está na mira do poderoso Bayern de Munique.

PHIL FODEN
Meia
18 anos
Manchester City (ING)
Inglaterra

Eleito o melhor jogador do último Mundial sub-17, o inglês já ganhou elogios pesados do técnico Pep Guardiola e recebeu algumas oportunidades no Manchester City na última temporada. Se não for emprestado para ganhar experiência, Foden deve ganhar mais minutos em campo nos próximos meses. Jogador de toque de bola refinado e muita criatividade na armação das jogadas, é nome praticamente certo no futuro da seleção inglesa.


Mais de Cidadãos do Mundo

Sem folga! Jogadores da Copa já vão a campo por seus clubes
Os 7 trintões mais caros da história do futebol mundial
Hugo Lloris, o paredão francês, nasceu rico e queria jogar tênis
Só Neymar movimentou mais dinheiro que CR7 em transferências na história

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.