Topo

Lewandowski entra na briga por Chuteira de Ouro; Salah mantém ponta

Rafael Reis

03/04/2018 04h30

Com o gol marcado na vitória por 2 a 1 do Liverpool sobre o Crystal Palace, no sábado, o atacante egípcio Mohamed Salah manteve a vantagem de seis pontos na liderança da Chuteira de Ouro.

No entanto, o "Faraó" ganhou um novo adversário na disputa pelo prêmio de maior artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa na atual temporada: o polonês Robert Lewandowski.

O camisa 9 do Bayern de Munique, que estava em sétimo na última parcial, saltou para a vice-liderança após marcar três vezes no 6 a 0 aplicado pelo clube bávaro sobre o Borussia Dortmund, também no sábado.

Lewandowski tem agora 52 pontos (26 gols), mesma marca do italiano Ciro Immobile, da Lazio, e do argentino Lionel Messi, do Barcelona. O trio está seis pontos (ou três gols) atrás de Salah.

Novo vice-líder da Chuteira de Ouro, o centroavante polonês era carta fora do baralho até um mês atrás. No entanto, o polonês fez seis gols nas últimas três rodadas do Campeonato Alemão e entrou na briga.

Salah e Lewandowski, porém, têm uma desvantagem em relação aos outros adversários diretos na disputa pelo prêmio: o número de jogos que ainda serão disputados.

Enquanto os atacantes de Liverpool e Bayern de Munique só têm mais seis partidas dos seus campeonatos nacionais pela frente, Messi e Immobile ainda podem entrar em campo oito vezes até o encerramento da temporada.

Ou seja, terão mais tempo em campo para balançar as redes, somar pontos importantes e brigar pelo prêmio.

Dos quatro principais candidatos ao posto de artilheiro da Europa nesta temporada, apenas Messi já conquistou o troféu. O argentino não é apenas o atual campeão, como também o recordista do prêmio.

O camisa 10 do Barcelona acumula quatro vitórias (mesma marca de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, nono colocado na atual temporada): 2009/10, 2011/12, 2012/13 e 2016/17.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da Chuteira de Ouro. E aí,
nesta temporada, quem ficará com o prêmio?

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro:

1º – Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 58 pontos (29 gols)
2º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 52 pontos (26 gols)
Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 52 pontos (26 gols)
Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 52 pontos (26 gols)
5º – Jonas (BRA, Benfica) – 49,5 pontos (33 gols)
6º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 48 pontos (24 gols)
Harry Kane (ING, Tottenham) – 48 pontos (24 gols)
Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 48 pontos (24 gols)
9º – Cristiano Ronaldo (POR, Real Madrid) – 44 pontos (22 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 44 pontos (22 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Dia da Mentira: 5 grandes "fake news" do futebol mundial
Afastado há um ano, meia-atacante recebeu R$ 20 mi do PSG para não jogar
Capitão do México usa rede social para provar que está vivo
Tite colocou o Brasil de volta nos trilhos, diz rival de estreia na Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Blog do Rafael Reis