Topo

Rafael Reis

Ex-Tottenham largou futebol para ser ator pornô: verdade ou lenda urbana?

Rafael Reis

03/01/2018 04h00

O que um jogador profissional de futebol pode fazer depois da aposentadoria? Ser treinador e trabalhar na comissão técnica de algum clube? Virar dirigente? Aproveitar o conhecimento adquirido em campo para empresariar outros atletas? Administrar os bens acumulados durante a carreira?

O lateral esquerdo Benoit Assou-Ekotto, ex-Tottenham e integrante da seleção camaronesa nas Copas do Mundo de 2010 e 2014, escolheu um caminho bem diferente depois que pendurou as chuteiras e se tornou ator de filmes pornôs.

Bem, pelo menos essa é a história que roda pelas redes sociais desde meados do ano passado. Uma história que possivelmente você já leu por aí ou, pelo menos, ouviu algum amigo comentar.

Mas será que Assou-Ekotto realmente deixou o futebol profissional para se dedicar ao cinema adulto? Ou isso não passa de mais uma lenda urbana, como o autismo de Messi e a transexualidade de Verratti?

Bem, desde que o caso veio à tona, o camaronês de 33 anos não protagonizou nenhum tipo de filme, muito menos um pornô. Mais que isso, ele continua defendendo normalmente as cores do Metz, lanterna do Campeonato Francês.

Só nesta temporada, Assou-Ekotto já jogou 15 vezes. Titular absoluto da posição, ele até foi expulso no confronto contra Neymar e o Paris Saint-Germain –na ocasião, sua equipe foi goleada por 5 a 1.

A lenda de que o camaronês trocaria os gramados pelos sets de cinema erótico foi espalhada pelo técnico inglês Harry Redknapp. Em maio, ele afirmou que desejava contratar o lateral para o Birmingham, da segunda divisão inglesa, mas que o entrave para o acerto era que o desejo do jogador era se tornar uma "estrela pornô".

Pouco depois da declaração, Assou-Ekotto renovou contrato para defender o Metz por mais uma temporada e se divertiu com a história que se espalhou pela internet.

"O pior é que não tenho as qualidades para ser um ator pornô. Eu nunca tinha rido tanto na vida. Foi só uma piada [feita pelo Redknapp], não foi por mal. O absurdo é que alguém tenha levado isso a sério", disse o jogador, à revista "France Football".

Revelado pelo Lens no início da década passada e com passagens por Tottenham, Queens Park Rangers e Saint-Étienne até a chegada ao Metz, Assou-Ekotto é um jogador famoso por não ter papas na língua na hora de dar entrevistas.

Sua declaração mais forte e conhecida foi dada em 2011, quando disse ao jornal inglês "Guardian" que não é apaixonado pelo futebol e que vê o esporte apenas como uma forma de pagar suas contas.

"Se jogo futebol com meus amigos na França, posso amar o futebol. Mas por que vim jogar na Inglaterra, onde não conhecia ninguém e nem falava o idioma? Para trabalhar. A carreira de jogador dura 10 ou 15 anos e é apenas um emprego. Sim, é um bom trabalho. Não digo que odeio o futebol, mas não é a minha paixão."


Mais de Cidadãos do Mundo

Revelação alemã precisa de autorização dos pais para jogar futebol à noite
Zagueiro mais caro do mundo não leva cartão há um ano e é novato em seleção
Revelação de rival do Brasil na Copa fez fama como fenômeno no Fifa
Traição, seleção nanica e carro tardio: as histórias vividas por De Bruyne

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.