Topo

Rafael Reis

Novato da seleção alemã já foi suspenso por comentário machista

Rafael Reis

19/06/2017 04h00

Uma das novidades da Alemanha para a disputa da Copa das Confederações, o meia Kerem Demirbay, 23, destaque do Hoffenheim na última temporada, tem no currículo uma suspensão do futebol por machismo.

Em novembro de 2015, quando defendia o Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão alemã, o jogador ficou afastado durante três partidas devido a um comentário sexista contra a árbitra Bibiana Steinhaus.

Após ser expulso pelo segundo cartão amarelo na partida contra o FSV Frankfurt, Demirbay deixou o campo gesticulando e reclamando da decisão da juíza. Uma das frases ditas por ele na ocasião foi: "As mulheres não deveriam ter espaço no futebol masculino".

O comentário, flagrado por câmaras de TV e lançado pela árbitra na súmula da partida, repercutiu demais na imprensa alemã e nas redes sociais. Como punição, o Fortuna o escalou para apitar uma partida de um time feminino das categorias de base do clube.

Apesar de ter se desculpado publicamente pelo comentário e de ter afirmado que agiu de "forma excessiva" à expulsão, o meia acabou recebendo uma sanção pesada: cinco jogos de suspensão –a pena foi reduzida para três partidas depois da apelação do seu time na época.

O meia do Hoffenheim e Bibiana devem se reencontrar na próxima temporada do Campeonato Alemão. Em maio, a Bundesliga anunciou que a juíza será promovida de divisão e se transformará na primeira mulher a trabalhar como árbitra principal na elite do futebol germânico.

Descendente de imigrantes turcos, Demirbay começou a carreira no Schalke 04 e se profissionalizou pelo Borussia Dortmund, em 2012. Após passagens por Hamburgo, Kaiserslautern e Fortuna Düsseldorf, o jogador foi contratado na última temporada pelo Hoffenheim.

Com a camisa do novo clube, o meia, enfim, estourou. Foram seis gols e dez assistências na campanha que fez do Hoffenheim o quarto colocado do Campeonato Alemão.

O bom futebol não passou despercebido pelo técnico Joachim Löw, que o convocou para a disputa da Copa das Confederações. Até então, Demirbay defendia as seleções de base da Turquia –jogou nos times sub-19, sub-20 e sub-21.

O jogador estreou na equipe campeã mundial no amistoso contra a Dinamarca, no último dia 6.

O meia é uma das várias caras novas da "seleção do futuro", nome pelo qual o treinador alemão tem chamado a equipe que optou por levar para a disputa da competição na Rússia –os nomes mais consagrados, como Neuer, Kroos, Boateng, Hummels, Khedira, Özil e Thomas Müller, ganharam descanso e foram deixados de fora da convocação.

Atual campeã mundial, a Alemanha está no Grupo B da Copa das Confederações e enfrenta Camarões, Chile e Austrália na primeira fase.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam os jogadores da Alemanha que foi tri mundial na Copa-1990?
7 astros que podem protagonizar transferências milionárias nesta janela
Mistério e polêmicas: quem é o homem que tem revolucionado o Milan?
Janela nem abriu e já movimentou R$ 2,2 bi; veja os reforços mais caros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.