Cor de gramados gera desavença e faz clubes do Espanhol levarem bronca
A cor dos gramados dos estádios que recebem jogos da primeira divisão do Campeonato Espanhol se tornou um motivo de desavença entre os clubes e a entidade que organiza a competição.
Os times espanhóis, entre eles Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madri, foram repreendidos pela La Liga por não conseguirem deixar seus campos de jogo suficientemente verdes, ao gosto das redes de TV.
A bronca foi dada pelo diretor de marketing da liga espanhola, Adolfo Bara, que revelou durante o a convenção mundial da Soccerex, nesta semana, em Manchester que a obrigatoriedade de manter os campos de futebol bem verdinhos faz parte das cobranças que a entidade faz a seus filiados.
"Quando você assiste a um jogo da Liga, a luz às vezes está boa, outras vezes, não. O gramado às vezes está verde, outras vezes está amarelo. Não há consistência", afirmou o dirigente.
"Agora em setembro mesmo, a grama estava amarela em alguns estádios. Estamos conversando com os clubes para termos certeza de que isso irá mudar e que eles irão exibir gramas em um verde intenso."
A cobrança por gramados mais verdes é apenas uma das medidas da Liga para tentar tornar um produto de marketing mais valioso e agradável para a televisão.
A entidade também orienta os clubes a melhorar a iluminação das placas de publicidade, pintar os estádios para evitar uma imagem de degradação e concentrar torcedores nas áreas filmadas pelas câmeras (para que a TV não exiba imagens de espaços vazios nas arquibancadas).
Os clubes que desrespeitarem essas orientações podem inclusive ser multados pela Liga.
A rigidez da entidade visa é uma tentativa do Espanhol de se aproximar da Premier League inglesa, competição que serve como modelo de gestão e marketing esportivo para o mundo do futebol.
Apesar de contar com os dois melhores jogadores do mundo (Messi e Cristiano Ronaldo) e ter vencido as três últimas edições da Liga dos Campeões da Europa, o futebol espanhol gera menos dinheiro que o Inglês.
Isso fica claro, por exemplo, nos valores dos contratos de TV das duas ligas. O Espanhol é o segundo campeonato nacional que mais fatura com os direitos de transmissões, com 1,6 bilhão de euros (R$ 5,8 bilhões) por ano. Só que o acordo da Premier League inglesa distribui aos clubes por temporada algo em torno de 2,3 bilhões de euros (R$ 8,3 bilhões).
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