Maior tabu, Brasil não bate Colômbia nas eliminatórias desde Kaká e Ronaldo
Embalada pela vitória por 3 a 0 sobre o Equador, na estreia do técnico Tite, a seleção terá pela frente nesta terça-feira, em Manaus, um dos seus maiores tabus nas eliminatórias da Copa do Mundo.
A Colômbia é, ao lado da Bolívia, a adversária que o Brasil não derrota há mais tempo no torneio qualificatório sul-americano para o Mundial.
Nos dois casos, a última vitória brasileira aconteceu ainda no primeiro turno das eliminatórias da Copa-2006, época em que o time pentacampeão mundial ainda contava com Kaká e Ronaldo.
Os dois ex-melhores jogadores do planeta marcaram os gols da vitória por 2 a 1 sobre os colombianos, no dia 7 de setembro de 2003, em Barranquilla.
Desde então, foram três encontros entre as duas equipes nas eliminatórias. E todos terminaram com o mesmo placar: empates por 0 a 0.
Fora das eliminatórias, no entanto, os confrontos entre Brasil e Colômbia têm sido muito mais frequentes e movimentados.
Em 2014, os brasileiros bateram a equipe de James Rodríguez nas quartas de final da Copa do Mundo, mas perderam Neymar, machucado.
No ano seguinte, foi a vez de a Colômbia se dar melhor em uma partida da primeira fase da Copa América.
O encontro mais recente aconteceu há menos de um mês, entre as equipes olímpicas dos dois países. Com gols de Neymar e Luan, o Brasil venceu por 2 a 0 e avançou para as semifinais dos Jogos do Rio-2016.
Na partida válida pelas eliminatórias nesta terça, os colombianos terão os desfalques do volante Daniel Torres e do atacante Teo Gutiérrez. Já Tite poderá escalar a mesma equipe de sua estreia na seleção.
O Brasil tem 12 pontos no qualificatório e ocupa a quinta colocação, posto que o levaria para a repescagem. Com um ponto a mais, a Colômbia é a terceira e está na zona de conquista de uma das vagas da América do Sul para a Copa da Rússia-2018.
Mais de Seleções:
– 5 seleções que podem surpreender nas eliminatórias europeias da Copa-2018
– Por título inédito, Portugal rejuvenesce 2,5 anos em 18 dias
– Pela 1ª vez, jogadores negros serão maioria na final da Eurocopa
– Mês das seleções pode colocar Brasil atrás de Gales no ranking da Fifa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.