Topo

Rafael Reis

Por título inédito, Portugal rejuvenesce 2,5 anos em 18 dias

Rafael Reis

10/07/2016 07h30

Para alcançar a decisão da Eurocopa-2016 e continuar sonhando com o primeiro título da história de sua seleção adulta, Portugal rejuvenesceu 2,5 anos em apenas 18 dias.

Entre sua última partida na primeira fase da competição continental, o empate por 3 a 3 com a Hungria, em 22 de junho, e a final deste domingo, contra a França, a média de idade dos titulares da equipe lusitana caiu de 29,4 para 26,9 anos.

Com isso, Portugal deixou de ser uma das seleções mais velhas da Euro para se transformar em uma das equipes mais jovens.

Renato Sanches

Veteranos com longa história com a camisa vermelha, como o zagueiro Ricardo Carvalho, 38, o lateral esquerdo Eliseu, 32, e o meia João Moutinho, 29, perderam a posição durante o torneio.

Técnico famoso pelo conservadorismo, Fernando Santos, ex-comandante da Grécia, abriu mão de suas convicções e decidiu rejuvenescer a equipe após os portugueses obterem a classificação para as oitavas de final sem vencer sequer uma partida –empatou com Islândia, Áustria e Hungria.

Na lateral direita, Vieirinha, 30, cedeu seu lugar para Cédric, 24. Na zaga, Ricardo Carvalho foi substituído pelo "menos velho" José Fonte, 32. E na esquerda, Raphaël Guerreiro, 22, ganhou a vaga de Eliseu.

Mais jovem jogador do elenco português, o meia Renato Sanches, 18, também passou a receber mais oportunidades e foi tão bem que roubou a titularidade de André Gomes, 22.

Hoje, o garoto recém-contratado pelo Bayern de Munique chega a dividir o protagonismo da seleção com o trintão Cristiano Ronaldo, 31.

Após deixar os veteranos de lado, Portugal encorpou e ganhou força na Euro. Primeiro, eliminou na prorrogação a Croácia. Depois, precisou dos pênaltis para passar pela Polônia.

Na semifinal, conseguiu sua primeira e única vitória em 90 minutos ao derrotar a sensação País de Gales por 2 a 0.

"Conseguimos alcançar a mistura exata de juventude e experiência.  Os jovens nos trouxeram irreverência e criatividade dentro de campo. Ao lado dos nossos jogadores experientes, que estão acostumados a ganhar, acredito que temos tudo o que precisamos para a final", afirmou Santos, na véspera da decisão.

Neste domingo, Portugal, que começou a Euro como o time dos velhinhos, será a equipe dos garotos, já que a França, sua adversária na decisão, deve escalar um time com média de 28,6 anos.


Mais de Seleções:

Pela 1ª vez, jogadores negros serão maioria na final da Eurocopa
– Mês das seleções pode colocar Brasil atrás de Gales no ranking da Fifa
Saiba como era o futebol quando a Argentina foi campeã pela última vez
Garimpagem na Europa fez seleção do Haiti renascer após terremoto

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.