Topo

Rafael Reis

"Novo Firmino", brasileiro é quem pior domina a bola na Europa; veja top 10

Rafael Reis

04/12/2019 04h20

Contratado pelo Newcastle no começo da temporada, Joelinton desembarcou na Inglaterra badalado pelos 44 milhões de euros (R$ 205 milhões) que fizeram dele o reforço mais caro do clube e pelas comparações com Roberto Firmino.

Assim como camisa 9 do Liverpool, o ex-atacante do Sport é nordestino, apareceu para a Europa jogando no Hoffenheim, da Alemanha, e é um centroavante de mobilidade e inteligência tática para ter mais funções do que simplesmente empurrar a bola para as redes adversárias.

Crédito: Mark Runnacles/Getty Images

Mas, ao contrário do astro da seleção, Joelinton não anda tendo muitos motivos para comemorar.

Além de ter marcado apenas um golzinho em suas primeiras 14 partidas pelo clube alvinegro, o atacante ainda ostenta uma outra marca negativa: tem o pior domínio de bola do primeiro escalão do futebol europeu.

De acordo com o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas da modalidade, nenhum jogador que atua na primeira divisão das cinco principais ligas nacionais do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) tem um controle de bola tão ruim quanto o brasileiro.

O camisa 9 do Newcastle carrega uma média de 4,1 erros de domínio por partida. Essa estatística considera apenas as bolas que o jogador não conseguiu controlar e ignora as vezes em que ele foi desarmado por adversários.

Quem mais se aproxima da marca de Joelinton são o sueco Dejan Kulusevski, que defende o Parma, e o norueguês Joshua King, do Bournemouth, que falham em média 3,8 vezes em cada apresentação.

O jogador mais importante que aparece no top 10 desse infeliz ranking é o meia Kai Havertz, do Bayer Leverkusen. Uma das principais revelações da seleção alemã, ele ocupa a quarta posição, com 3,7 erros por jogo.

O brasileiro com pior desempenho nesse fundamento, com exceção de Joelinton, é o meia-atacante Raphinha, que atua no Rennes (FRA) e perde em média 2,9 bolas a cada 90 minutos de futebol.

E Firmino, a quem o centroavante do Newcastle tanto foi comparado? O atual campeão europeu tem apenas 2,5 falhas no domínio de bola por partida nesta temporada.

Com apenas três vitórias nas últimas 11 rodadas do Campeonato Inglês, o Newcastle tem rondado a zona de rebaixamento. Hoje, visita o recém-promovido Sheffield United, uma das sensações da temporada.

TOP 10 – PIORES DOMÍNIOS DE BOLA DA TEMPORADA

1 – Joelinton (BRA/Newcastle) – 4,1 erros por partida
2 – Dejan Kulusevski (SUE/Parma) – 3,8
Joshua King (NOR/Bournemouth) – 3,8
4 – Gaetan Laborde (FRA/Montpellier) – 3,7
Giovanni Simeone (ARG/Cagliari) – 3,7
Kai Havertz (ALE/Bayer Leverkusen) – 3,7
7 – Gaël Kakuta (RDC/Amiens) – 3,6
Gonçalo Paciência (POR/Eintracht Frankfurt) – 3,6
Jean-Paul Boëtius (HOL/Mainz) – 3,6
Yussuf Poulsen (DIN/RB Leipzig) – 3,6

Fonte: WhoScored?


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por que Fernandinho está levando a culpa pela crise do Manchester City?
Casemiro é o melhor brasileiro da temporada em "escolha de robôs"; entenda
Por onde andam 7 brasileiros que jogaram na Juventus?
Sem Neymar, Brasil tem menor número de gols na Champions em 17 anos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.