Topo

Rafael Reis

Casemiro é o melhor brasileiro da temporada em "escolha de robôs"; entenda

Rafael Reis

30/11/2019 04h00

Quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões da Europa e titular absoluto da seleção há três anos, o volante Casemiro, do Real Madrid, é o melhor jogador brasileiro da temporada no Velho Continente.

Pelo menos, essa é avaliação feita pelos algoritmos do "WhoScored?", site especializado nas estatísticas dos principais campeonatos nacionais do planeta.

Crédito: Jon Nazca/Reuters

De acordo com os robôs, que transformam o desempenho dos atletas em diferentes fundamentos (passes, desarmes, finalizações, etc…) em notas que medem seu desempenho em campo, as atuações do camisa 14 em 2019/20 merecem a nota 7,56.

Essa é a 21ª melhor avaliação dentre todos os jogadores que disputam a primeira divisão das cinco principais ligas nacionais europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). Quem lidera o ranking é o argentino Lionel Messi, do Barcelona, com 8,57.

Dentre os brasileiros, ninguém sequer se aproxima do desempenho de Casemiro. O segundo colocado é o atacante Roberto Firmino, do Liverpool, com 7,42. O meia Arthur, do Barcelona, completa o pódio, com 7,31.

Principal jogador brasileiro dos últimos anos, Neymar tem até o momento a nota 7,96, ou seja, bem superior à marca atingida pelo volante do Real.

No entanto, devido ao pequeno número de partidas disputadas nesta temporada, o camisa 10 do Paris Saint-Germain ainda não atingiu o mínimo de participações necessárias para entrar na classificação divulgada pelo "WhoScored?".

Casemiro desembarcou em Madri em 2013 para atuar no Castilla, o time B do Real, mas foi rapidamente promovido para a equipe principal e já disputou mais de 210 partidas com a tradicional camisa merengue.

Nesta temporada, ele é o jogador do elenco comandado pelo técnico Zinédine Zidane que mais desarma adversários (3,8 por jogo) e intercepta passes (2,3 por partida). Ele também se destaca na bola aérea: é o segundo no ranking de jogadas vencidas pelo alto (3,1 a cada 90 minutos).

A seleção brasileira de melhores da temporada, segundo o "WhoScored?", é majoritariamente composta por jogadores que já costumam fazer parte das convocações de Tite.

Dos 11 titulares dessa espécie de "time ideal" do Brasil na Europa apenas os laterais William (Wolfsburg) e Fábio (Nantes), o zagueiro Pablo (Bordeaux) e o meia-atacante João Pedro (Cagliari) não costumam fazer parte das listas do treinador da seleção oficial do país.

OS MELHORES BRASILEIROS DA TEMPORADA EUROPEIA

G – Ederson (Manchester City-ING) – 6,80
LD – William (Wolfsburg-ALE) – 7,17
Z – Pablo (Bordeaux-FRA) – 7,18
Z – Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA) – 7,17
LE – Fábio (Nantes-FRA) – 7,07
MC – Casemiro (Real Madrid-ESP) – 7,56
MC – Arthur (Barcelona-ESP) – 7,31
MA – Willian (Chelsea) – 7,25
MA – João Pedro (Cagliari) – 7,16
A – Roberto Firmino (Liverpool-ING) – 7,42
A – Richarlison (Everton-ING) – 7,18

*notas atribuídas pelo "WhoScored?"


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por onde andam 7 brasileiros que jogaram na Juventus?
Sem Neymar, Brasil tem menor número de gols na Champions em 17 anos
Melhor brasileiro na Chuteira de Ouro já até deixou de ser brasileiro
Zagueiro brasileiro perdeu o irmão em campo e agora joga Champions por ele

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.