Topo

Rafael Reis

Por onde andam 5 brasileiros que jogaram no Manchester United?

Rafael Reis

03/10/2019 04h20

É difícil contar a história dos principais clubes da Europa sem citar jogadores brasileiros. Afinal, os representantes do futebol pentacampeão mundial vêm há décadas desempenhando papel de destaque no Velho Continente.

Muitos deles foram protagonistas, os caras que brilharam nos momentos mais importantes. Mas também existiram brasileiros que tiveram função de coadjuvante, e até mesmo aqueles que se tornaram grandes decepções.

Desde agosto e ao longo dos próximos meses, o "Blog do Rafael Reis" vai contar essa história.

Semanalmente, mostramos brasileiros de todos os tipos e qualidades que passaram pelos clubes mais poderosos da Europa e também identificaremos o que eles andam fazendo da vida atualmente.

Nesta semana, vamos abordar cinco jogadores tupiniquins que vestiram em algum momento da carreira a camisa do Manchester United. Na próxima quinta, será a vez do Chelsea, atual campeão da Liga Europa.

KLEBERSON
Ex-meia
40 anos

Crédito: Divulgação

Primeiro brasileiro a jogar pelo Manchester United, foi contratado pelos ingleses um ano depois de ajudar a seleção a conquistar o pentacampeonato mundial e acabou apresentado ao lado de Cristiano Ronaldo. Ao contrário do parceiro de chegada a Old Trafford, não brilhou com a tradicional camisa vermelha. Kleberson disputou só 30 partidas pelo United antes de ser negociado com o Besiktas (Turquia). O meia passou as últimas temporadas de sua carreira nos Estados Unidos e jogou profissionalmente até o fim de 2016. Ainda hoje, mora no país norte-americano e trabalha com formação de jogadores por lá.

ANDERSON
Ex-meia
31 anos

Crédito: Jon Super/AP

Apesar de nunca ter se transformado naquilo que se esperava dele no início de carreira – ser o "novo Ronaldinho Gaúcho" -, Anderson é até hoje o brasileiro que obteve maior destaque no United. O meia passou a exercer função mais defensiva na Inglaterra e jogou mais de 180 partidas pelos Diabos Vermelhos, incluindo duas finais de Liga dos Campeões (2008 e 2009). O brasileiro se aposentou no fim do mês passado para trabalhar como dirigente do Adana Demirspor, da segunda divisão turca.

RAFAEL
Lateral direito
29 anos

Crédito: Getty Images

Revelado nas categorias de base do Fluminense, foi contratado pelo United antes de estrear como profissional e rumou à Inglaterra assim que atingiu a maioridade. Por anos, foi tratado como futuro lateral direito titular da seleção brasileira, mas se queimou depois de falhar feio na final dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Atualmente, faz parte do elenco do Lyon, onde é comandado pelo técnico brasileiro Sylvinho. No entanto, ainda não saiu do banco nesta temporada.

FÁBIO
Lateral direito
29 anos

Crédito: Getty Images

Irmão gêmeo de Rafael, teve um início de trajetória no futebol idêntico ao do parente, com quem muitas vezes dividiu o campo em jogos do United. Fábio deixou o clube em janeiro de 2014 e atuou até na segunda divisão inglesa antes de ser negociado com o Nantes, para onde rumou no início da temporada passada. Na França, trocou de vez a lateral esquerda, onde jogava desde os tempos de base para não concorrer com o irmão, pela direita e virou titular absoluto da equipe.

RODRIGO POSSEBON
Meia
30 anos

Crédito: Getty Images

Outra aposta do United no garimpo de talentos brasileiros antes de eles explodirem por aqui, a cria do Internacional foi contratada com apenas 19 anos. Mas a trajetória de Possebon de futebol mais rico do planeta se resumiu a oito jogos. Depois de ser emprestado ao Braga, o meia foi liberado para se transferir ao Santos, em 2010. Sem brilhar na Vila Belmiro, passou a perambular por equipes pequenas do Brasil e países da periferia da bola. No ano passado, ele jogou até no Vietnã.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Gabigol repete no Brasileirão 2019 marca rara de Messi e CR7 no auge
Ídolo no River, brasileiro defendeu a Argentina e foi demitido por nazista
"Novo Kaká" se decepcionou com fama e curte anonimato na segundona da China
Por onde andam 7 brasileiros que jogaram no Manchester City?

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.