Topo

Rafael Reis

Coutinho "apaga" reserva e vira o jogador mais usado do Barça na temporada

Rafael Reis

07/05/2019 04h00

Philippe Coutinho passou a maior parte da temporada ouvindo que era apenas um titular momentâneo do Barcelona e que perderia a posição assim que Ousmane Dembélé recuperasse a forma física e/ou colocasse a cabeça no lugar.

Nesta terça-feira, quando a equipe catalã enfrenta o Liverpool, na Inglaterra, por vaga na decisão da Liga dos Campeões da Europa, a situação do meia-atacante brasileiro já é bastante diferente.

Crédito: AFP

O camisa 7 já pode dizer que deu a volta por cima. Afinal, nenhum outro jogador do Barça foi a campo tantas vezes na temporada quanto ele.

Coutinho participou de 51 dos 56 jogos oficiais da equipe dirigida por Ernesto Valverde na temporada. Na Champions League, a competição mais importante e que é tratada como prioridade pelo treinador, ele não ficou de fora de nenhuma partida.

Com exceção do brasileiro, quem mais jogou pelos culés em 2018/19 foram os meias Sergio Busquets e Ivan Rakitic, além do lateral esquerdo Jordi Alba. Cada um deles esteve em campo 50 vezes. Lionel Messi, o craque da armada, foi utilizado 46 vezes.

Além das 11 apresentações na competição continental, Coutinho disputou 33 partidas do Campeonato Espanhol, seis da Copa do Rei e ainda enfrentou o Sevilla na Supercopa Espanhola, realizada logo no início da temporada.

Em 58% dos compromissos do Barça ao longo dos últimos nove meses, o ex-Liverpool não só jogou, como foi escalado como titular.

Apesar das críticas feitas pelos torcedores, Coutinho é o quarto maior artilheiro da equipe na temporada. Com 11 gols marcados até o momento, só fica atrás de Messi (48), Suárez (25) e Dembélé (14).

A disputa com o francês para compor o trio de ataque com o argentino e o uruguaio está momentaneamente ganha. Dembélé não deixa o brasileiro no banco em uma partida importante desde o clássico contra o Real Madrid, no dia 2 de março.

No último sábado, quando o Barça usou uma equipe formada por reservas para enfrentar o Celta, pelo Espanhol, quem alinhou entre os 11 foi o jovem campeão da Copa-2018, não Coutinho –o atacante acabou sendo substituído logo no início do jogo devido a uma lesão muscular

O brasileiro está vencendo a disputa pela ponta esquerda graças a critérios táticos. Por ser um meia de formação, ele tem mais facilidade para compor o sistema de marcação e também para ocupar a faixa central, o que abre um corredor para os avanços de Jordi Alba.

Mesmo vivendo um bom momento, a continuidade de Coutinho no Camp Nou para a próxima temporada não está garantida. Nos últimos meses, o jogador apareceu em especulações de mercado de pelo menos três grandes clubes da Europa: Paris Saint-Germain, Chelsea e Manchester United.

Após vencer o primeiro jogo da semifinal por 3 a 0, o Barça está com um pé na decisão da Champions League. O time só será eliminado caso perca por pelo menos quatro gols de diferença para o Liverpool nesta semana.

A outra vaga na final será decidida entre Ajax e Tottenham, nesta quarta. O campeão europeu desta temporada será conhecido no dia 1º de junho, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri (Espanha).

PARTIDAS DISPUTADAS NA TEMPORADA 2018/19

Philippe Coutinho (BRA) – 51
Ivan Rakitic (CRO), Jordi Alba (ESP) e Sergio Busquets (ESP) – 50
Arturo Vidal (CHI) – 49
Gerard Piqué (ESP), Marc-André ter Stegen (ALE) e Luis Suárez (URU) – 48
Lionel Messi (ARG) – 46


Mais de Brasileiros pelo Mundo

7 brasileiros veteranos no exterior para seu time repatriar no 2º semestre
Seleção dos sub-23 mais caros do mundo vale R$ 4 bi e tem só 1 brasileiro
Como Firmino virou o rei dos "jogos grandes" do Liverpool
Brasileiro fez 6 no time sensação da Europa e conta pontos fracos do Ajax

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.