Topo

Rafael Reis

Capitão do Benfica é o brasileiro menos disciplinado da Europa; veja top 10

Rafael Reis

13/03/2019 04h20

Há uma década atuando no futebol português e atualmente capitão do Benfica, o zagueiro Jardel é o jogador brasileiro mais indisciplinado do futebol europeu nesta temporada.

O defensor de 32 anos soma nada menos do que 11 cartões amarelos e uma expulsão em 33 partidas com a camisa vermelha em 2018/19.

Crédito: Divulgação

Nenhum outro representante do futebol pentacampeão mundial que atua em uma das dez ligas nacionais mais importantes do Velho Continente (InglaterraEspanhaItáliaAlemanhaFrança, Portugal, Rússia, Ucrânia. Bélgica e Turquia) tem dado tanto trabalho para a arbitragem quanto Jardel.

O jogador, que começou a carreira no Avaí e passou por Vitória, Santos e Ituano antes de se mandar para a Europa, em 2009, foi punido em todas as competições que disputou nos últimos meses: foram quatro amarelos e um vermelho no Campeonato Português, quatro advertências na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga portuguesa.

Jardel defende o Benfica desde 2011 e já disputou quase 250 partidas pelo clube de Lisboa. Desde 2016, o zagueiro vem sendo especulado pela imprensa do país como o próximo brasileiro que pode assumir a nacionalidade portuguesa e jogar pela seleção de Cristiano Ronaldo.

No topo do ranking da indisciplina, o camisa 33 é, pelo menos por enquanto, o sucessor de Neymar e Raúl Silva (Braga), os brasileiros que mais receberam cartões nas temporadas 2016/17 e 2017/18, respectivamente.

Desta vez, o astro do Paris Saint-Germain não aparece na lista dos seus compatriotas de pior comportamento em campo. Já o "atual campeão" divide a terceira colocação com o lateral esquerdo Rogério, do Sassuolo. Ambos receberam nove advertências e foram expulsos uma vez na atual temporada.

Quem mais se aproxima de Jardel é o ex-corintiano Felipe, que atua no Porto, um dos arquirrivais do Benfica. O zagueiro que já teve algumas chances na seleção brasileira já recebeu 12 cartões amarelos em 2018/19.

Curiosamente, nenhum dos convocados por Tite para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, nas duas próximas semanas, aparece no top 10 do ranking. Pelo visto, o treinador anda escolhendo os "mocinhos" para a seleção.

Para efeitos estatísticos da elaboração da lista, cada cartão amarelo representa 1 ponto de indisciplina, enquanto o vermelho vale 2. O primeiro critério de desempate é o número de expulsões.

Brasileiros mais indisciplinados da temporada europeia:

1 – Jardel (Benfica-POR) – 11 CA e 1 CV
2 – Felipe (Porto-POR) – 12 CA
3 -Raúl Silva (Braga-POR) – 9 CA e 1 CV
Rogério (Sassuolo-ITA) – 9 CA e 1 CV
5 – Felipe (SPAL-ITA) – 11 CA
Fernando (Galatasaray-TUR) – 11 CA
7 – Éber Bessa (Vitória de Setúbal-POR) – 8 CA e 1 CV
Neris (Boavista-POR) – 8 CA e 1 CV
Patrick (Santa Clara-POR) – 8 CA e 1 CV
Vitor Hugo (Fiorentina-ITA) – 8 CA e 1 CV


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Libertadores-19 tem ex-astro do SP e craque da Copinha em times gringos
Em semana de clássicos, imprensa de Madri dá protagonismo a Vinícius Jr.
Copa do Qatar-2022 paga salário de Neymar no PSG: verdade ou lenda?
Machucado, Neymar é o brasileiro que mais criou gols na Europa; veja top 10

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.