Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Top 10 de brasileiros mais indisciplinados da Europa tem dupla da seleção

Rafael Reis

2024-05-20T18:04:30

24/05/2018 04h30

Dois dos 23 convocados por Tite para disputar a Copa do Mundo-2018 estão entre os jogadores brasileiros mais indisciplinados da temporada europeia.

O volante Casemiro, do Real Madrid, e o meia Fred, do Shakhtar Donetsk, aparecem no ranking dos 10 representantes do futebol pentacampeão mundial que mais foram punidos pela arbitragem do Velho Continente em 2017/18.

O levantamento considera todos os atletas brasileiros inscritos na primeira divisão dos dez campeonatos nacionais mais importantes da Europa (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Rússia, Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia, segundo os coeficientes da Uefa).

De acordo com a pesquisa, o jogador tupiniquim mais indisciplinado da temporada europeia foi o zagueiro Raúl Silva (ex-Sport, Ceará e Criciúma), que defende o português Braga. Em 40 jogos, ele recebeu 15 cartões amarelos e foi expulso uma vez.

O primeiro integrante da seleção brasileira que vai à Rússia-2018 aparece logo na sequência, empatado em segundo lugar com o zagueiro Marcão, emprestado pelo Atlético-PR ao Rio Ave, também de Portugal.

Fred, o vice-líder do ranking, levou 14 advertências da arbitragem e ainda recebeu um cartão vermelho ao longo de 37 partidas pelo Shakhtar.

O outro convocado por Tite aparece na nona colocação na lista. Finalista da Liga dos Campeões da Europa pelo Real e adversário do Liverpool na decisão deste sábado, Casemiro é o nono colocado no ranking de indisciplina, com 13 amarelos.

A maior parte da lista é formada por jogadores pouco conhecidos no Brasil e que atuam em times menores do cenário europeu.

Mas, além de Fred e Casemiro, há outros atletas bem lembrados pelo torcedor brasileiro no ranking. O volante Luiz Gustavo, que participou da Copa-2014, é o quarto colocado. O zagueiro Jubal, ex-Santos, aparece na quinta posição. E Fabinho, um dos destaques do Monaco, divide o nono lugar com com Casemiro.

Para efeitos estatísticos da elaboração da lista, cada cartão amarelo representa 1 ponto de indisciplina, enquanto o vermelho vale 2. O primeiro critério de desempate é o número de expulsões.

OS BRASILEIROS MAIS INDISCIPLINADOS DA TEMPORADA

1º – Raúl Silva (Braga) – 15 cartões amarelos e 1 vermelho
2º – Fred (Shakhtar Donetsk) – 14 CA e 1 CV
Marcão (Rio Ave) – 14 CA e 1 CV
4º – Luiz Gustavo (Olympique de Marselha) – 13 CA e 1 CV
5º – Jubal (Vitória de Guimarães) – 12 CA e 1 CV
Júnior Caiçara (Basaksehir) – 12 CA e 1 CV
6º – Neto (Moreirense) – 14 CA
7º – Marcão (Rio Ave) – 7 CA e 3 CV
8º – Rodrigo Ely (Alavés) – 11 CA e 1 CV
9º – Casemiro (Real Madrid) – 13 CA
Fabinho (Monaco) – 13 CA


Mais de Balanço da Temporada

Mesmo com lesão, Neymar foi o brasileiro que mais criou gols na temporada
Ex-Grêmio supera Neymar e é o "garçom" brasileiro da temporada europeia
Ignorado por Tite, Jonas é o goleador brasileiro da temporada; veja top 10
Dortmund é campeão de público da Europa; Barça despenca sem Neymar
Dupla do Real está entre os mais indisciplinados da temporada; veja top 10
Nenhum jogador produziu mais gols que Messi na temporada; veja top 10
Finalista da Liga Europa é maior "garçom" da temporada; veja o top 10
Salah bem que tentou, mas Chuteira de Ouro irá pela 5ª vez para Messi

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis