Topo

Rafael Reis

Homenagem a jogador preso acusado de agredir mulher constrange o Paraguai

Rafael Reis

15/03/2018 04h00

Após marcar o gol da vitória por 1 a 0 do Olimpia sobre o Cerro Porteño, no último sábado, pela sexta rodada do Campeonato Paraguaio, o meia Néstor Camacho pegou a camisa de um companheiro de time que passa por um momento difícil e a exibiu para as câmeras.

O gesto passaria despercebido se o alvo da homenagem do jogador não estivesse preso há duas semanas sob acusação de ter agredido a esposa.

O também meio-campista Rodrigo Burgos, que é contratado do Talleres, mas está emprestado ao Olimpia desde fevereiro do ano passado, foi detido no começo do mês depois que Lucia Aguilera, que mantém um relacionamento com o atleta há 15 anos, prestou queixa contra ele acusando-o de tortura psicológica e agressão física.

De acordo com Lucia, que postou em suas redes sociais imagens de hematomas supostamente provocados pelo jogador, as agressões sempre fizeram parte do seu relacionamento e culminaram até mesmo em uma tentativa de asfixia. Em dezembro, ela já havia registrado uma queixa semelhante contra o marido.

"Uma das vezes em que fui agredida estava com nosso bebê no colo. Mesmo assim, ele não só bateu em mim, como também na própria filha", disse Lucia, ao jornal "Hoy".

A defesa de Burgos chegou a alegar que as lesões poderiam ter sido resultado de autoflagelação praticada por Lucia, mas uma perícia descartou essa hipótese.

Essa não é a primeira vez que ele responde por agressão. Em 2012, a mãe do meio-campista do Olimpia também denunciou o filho porque estaria apanhando dele. Na ocasião, o jogador deixou o Paraguai e foi morar na Bolívia.

A homenagem feita por Camacho ao companheiro preso durante o clássico contra o Cerro Porteño criou uma espécie de onda de constrangimento no futebol paraguaio.

Nas redes sociais, muitos torcedores, até mesmo do Olimpia, criticaram o gesto do jogador e o classificaram como uma manifestação de apoio à violência contra a mulher.

O constrangimento foi ainda maior porque o clássico estava sendo chamado pela Associação Paraguaia de Futebol de "jogo da paz". Além disso, o governo nacional havia acabado de lançar uma campanha de repúdio à violência contra crianças e mulheres.

Maior campeão da história do futebol paraguaio, com 40 títulos, o Olimpia lidera a competição neste ano, com dois pontos de vantagem para o Nacional. Na Libertadores, o clube de Assunção foi eliminado nas etapas preliminares pelo Junior Barranquilla, da Colômbia.


Mais de Cidadãos do Mundo

De Zidane a Maradona: 7 campeões mundiais como jogador que viraram técnicos
Sensação da Roma esnobou Guardiola e move apostas de futuro melhor do mundo
7 garotos que "explodiram" nesta temporada e já podem disputar a Copa
5 curiosidades sobre Sané, o garoto do City que é a aposta alemã na Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.