Topo

Rafael Reis

Revelação de rival do Brasil na Copa fez fama como fenômeno no Fifa

Rafael Reis

27/12/2017 04h30

A pouco mais de seis meses do confronto com a Suíça, válido pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo, Tite certamente já conhece bem Breel Embolo.

Mas é bem provável que seu filho ou um dos seus sobrinhos tenha ouvido falar pela primeira vez do atacante de 20 anos que defende o Schalke 04 (ALE) antes do atual treinador da seleção brasileira.

Isso porque Embolo foi um fenômeno do mundo dos games antes de despontar como uma das maiores revelações do futebol suíço nos últimos anos e ser convocado para a seleção adulta.

Lançado na equipe profissional do Basel em março de 2014, quando tinha acabado de completar 16 anos, o atacante virou uma febre entre os usuários das versões 2014, 2015 e 2016 do Fifa Soccer.

Avaliado no game como um jogador de grande potencial, o suíço virou uma espécie de "compra obrigatória" para usuários que não tinham muito dinheiro em caixa para montar seus times e queriam fazer uma aposta para o futuro.

Essa situação fez com o que o nome de Embolo se tornasse muito popular entre os jogadores de Fifa antes de ele conseguir se consolidar no cenário internacional da bola.

O garoto, que nasceu em Camarões e se mudou com a família para a Europa em busca de uma vida melhor, começou a transformar a profecia do game em realidade em sua segunda temporada como profissional.

Em 2014/15, Embolo conquistou o título suíço pelo Basel, marcou pela primeira vez na Liga dos Campeões da Europa e alcançou a seleção principal.

Em pouco mais de dois anos vestindo a camisa vermelha da adversária de estreia do Brasil na Copa-2018, o atacante acumula 21 jogos, dois gols e a participação na Eurocopa-2016.

Os números poderiam ser melhores, mas um grave problema físico travou um pouco a sua evolução. Contratado por 22,5 milhões de euros (R$ 88,5 milhões) pelo Schalke 04 no início da temporada passada, ele sofreu uma fratura no tornozelo três meses depois de chegar à Alemanha e ficou mais de meio ano parado.

Embolo só retornou aos gramados em agosto e, aos poucos, vai recuperando a forma e a confiança no atual vice-líder do Campeonato Alemão. Apesar de ainda ser reserva, o atacante participou de seis das sete últimas partidas do time de Gelsenkrichen.

E no Fifa? Bem, a imagem do suíço no game segue irretocável. Na versão mais recente do jogo, Embolo começa com overall 76 e potencial 86. Pode até não ser um Gabriel Jesus ou um Mbappé, mas é uma bela opção para quem contratar bem e gastar pouco.

Brasileiros e suíços se enfrentam no dia 17 de junho, em Rostov, pela primeira rodada da Copa-2018. Costa Rica e Sérvia são as outras seleções que formam o Grupo E da principal competição do futebol mundial.


Mais de Cidadãos do Mundo

Ele ficou famoso por defender pênaltis importantes. Agora, é galã de novela
"Messi das Arábias": quem é o fenômeno asiático que meio mundo não conhece?
9 jogadores que estão na mira de Barça e Real para a janela de janeiro
Barcelona e Real têm algum jogador que ainda não estreou por seleção?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.