Topo

Rafael Reis

Cor de gramados gera desavença e faz clubes do Espanhol levarem bronca

Rafael Reis

01/10/2016 06h00

A cor dos gramados dos estádios que recebem jogos da primeira divisão do Campeonato Espanhol se tornou um motivo de desavença entre os clubes e a entidade que organiza a competição.

Os times espanhóis, entre eles Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madri, foram repreendidos pela La Liga por não conseguirem deixar seus campos de jogo suficientemente verdes, ao gosto das redes de TV.

Camp Nou

A bronca foi dada pelo diretor de marketing da liga espanhola, Adolfo Bara, que revelou durante o a convenção mundial da Soccerex, nesta semana, em Manchester que a obrigatoriedade de manter os campos de futebol bem verdinhos faz parte das cobranças que a entidade faz a seus filiados.

"Quando você assiste a um jogo da Liga, a luz às vezes está boa, outras vezes, não. O gramado às vezes está verde, outras vezes está amarelo. Não há consistência", afirmou o dirigente.

"Agora em setembro mesmo, a grama estava amarela em alguns estádios. Estamos conversando com os clubes para termos certeza de que isso irá mudar e que eles irão exibir gramas em um verde intenso."

A cobrança por gramados mais verdes é apenas uma das medidas da Liga para tentar tornar um produto de marketing mais valioso e agradável para a televisão.

A entidade também orienta os clubes a melhorar a iluminação das placas de publicidade, pintar os estádios para evitar uma imagem de degradação e concentrar torcedores nas áreas filmadas pelas câmeras (para que a TV não exiba imagens de espaços vazios nas arquibancadas).

Os clubes que desrespeitarem essas orientações podem inclusive ser multados pela Liga.

A rigidez da entidade visa é uma tentativa do Espanhol de se aproximar da Premier League inglesa, competição que serve como modelo de gestão e marketing esportivo para o mundo do futebol.

Apesar de contar com os dois melhores jogadores do mundo (Messi e Cristiano Ronaldo) e ter vencido as três últimas edições da Liga dos Campeões da Europa, o futebol espanhol gera menos dinheiro que o Inglês.

Isso fica claro, por exemplo, nos valores dos contratos de TV das duas ligas. O Espanhol é o segundo campeonato nacional que mais fatura com os direitos de transmissões, com 1,6 bilhão de euros (R$ 5,8 bilhões) por ano. Só que o acordo da Premier League inglesa distribui aos clubes por temporada algo em torno de 2,3 bilhões de euros (R$ 8,3 bilhões).


Mais de Clubes

– Naming rights de time? Acredite: líder do Turco vendeu seu próprio nome
– Até casa de apostas é dona de time na 1ª divisão da Inglaterra
– Barcelona irá montar time de futebol feminino nos EUA
– Cabeça de touro e boicote: caçula da Alemanha é alvo de ódio de adversários

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.