Topo

Artilheiro no Japão, ex-Ponte tem mais gols que Villa e rejeita seleção

Rafael Reis

25/08/2019 04h00

Diego Oliveira é o artilheiro do Campeonato Japonês. Ao longo de 24 rodadas, já marcou 12 vezes. Com isso, está deixando para trás atacantes bem mais conhecidos que ele, como os brasileiros Jô e Leandro Damião, além do espanhol David Villa, ex-Barcelona e campeão da Copa do Mundo-2010.

Mas não pense que o atacante do FC Tokyo, que no Brasil atuou em clubes como Ponte Preta, Bahia e Paraná, está muito preocupado com a briga por esse troféu. Aliás, é difícil um assunto que tire o sono do jogador de 29 anos.

Crédito: Divulgação

"Meu foco nunca foi ser artilheiro do campeonato. Futebol é um esporte coletivo. Ser campeão é muito mais gratificante do que terminar como artilheiro. Claro que quero esse prêmio, mas estou trabalhando forte é para ajudar minha equipe", afirma.

Foi com esse estilo despreocupado e de quem só quer paz que Diego Oliveira se transformou na principal arma da equipe japonesa para conquistar pela primeira vez na história o título da J-League.

O FC Tokyo lidera a competição desde o final de abril e, apesar de não ter vencido nos últimos dois jogos, ainda mantém uma vantagem de quatro pontos para o Kashima Antlers, um dos clubes mais poderosos do país, que ocupa a segunda colocação.

O sucesso fez de Diego Oliveira um dos rostos mais conhecidos do futebol nipônico. Mas, é claro que ele também não está nem aí para "esse negócio de ser celebridade".

"Qualquer um fica feliz com o reconhecimento do seu trabalho. Mas sou um cara que não costuma se deixar levar por esse lado, não. Prefiro mesmo é ter os pés no chãos. Melhor deixar essa coisa de lado."

Outro tema que não seduz o brasileiro é a possibilidade de assumir a cidadania japonesa e defender a seleção nipônica na Copa do Mundo-2022.

Como atua por lá desde janeiro de 2016 (defendeu o Kashiwa Reysol antes de jogar no FC Tokyo), o atacante está a pouco mais de um ano de completar o período de 60 meses necessários de residência no país para requerer a naturalização.

Mas Diego promete que isso não vai acontecer. "Particularmente, não tenho nenhum interesse em me naturalizar. O Japão está passando por um processo de renovação. Então, melhor deixar para a molecada."

Talvez esse seja um indício de que o atacante pretende retornar ao Brasil para, enfim, defender um clube grande daqui? Que nada. Essa só mais uma demonstração do jeito leve que o camisa 9 do FC Tokyo vê a vida.

Propostas do seu país-natal não faltam. Recentemente, ele recusou uma oferta do Vasco. Se o convite viesse de Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Inter, Grêmio, a resposta possivelmente seria a mesma.

"Não sei se eu voltaria algum dia a jogar no Brasil. Hoje, se aparecesse qualquer oportunidade, eu nem pensaria na possibilidade. Estou estabilizado aqui. Tenho uma condição muito boa de vida no Japão. Aqui, o jogador é respeitado. Estou estabilizado. Não vai ser fácil me convencer a trocar isso por uma aventura."

O artilheiro do Campeonato Japonês é mesmo um homem que só quer paz.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Como ex-auxiliar de Tite transformou o Lyon em sensação da Europa
7 brasileiros conhecidos espalhados por torneios de 2ª divisão no exterior
Com mais gols que Mbappé, Gabigol é o maior artilheiro sub-23 do planeta
Após período de seca, Brasil exporta técnico e cartolas para a Europa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Artilheiro no Japão, ex-Ponte tem mais gols que Villa e rejeita seleção - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis