Em semana de clássicos, imprensa de Madri dá protagonismo a Vinícius Jr.
Rafael Reis
02/03/2019 04h00
Nada de Sergio Ramos, Karim Benzema, Luka Modric ou Gareth Bale. Na semana dos clássicos contra o Barcelona, a imprensa da capital espanhola mostrou que considera Vinícius Júnior como protagonista do Real Madrid.
O atacante brasileiro de 18 anos foi o jogador do atual tricampeão europeu que mais apareceu nas capas dos diários "Marca" e "As", os dois principais jornais esportivos de Madri, na semana mais movimentada do ano até o momento.
Na última quarta-feira, o Barça derrotou o Real por 3 a 0 e se classificou para a decisão da Copa do Rei. Neste sábado, os dois arquirrivais se encontram de novo, mais uma vez no Santiago Bernabéu, em confronto válido pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol.
E, pelo que a imprensa madrilena falou nos últimos dias, a expectativa do time de Santiago Solari para se recuperar do péssimo resultado do último clássico e conseguir uma vitória neste fim de semana está depositada em Vinícius.
O camisa 28 apareceu três vezes com destaque (foto e chamada valorizando seu nome) nos diários esportivos da cidade entre segunda e sexta-feira. No mesmo período, Sergio Ramos e Bale tiveram uma aparição cada e Benzema nem deu as caras.
Na quinta, os dois jornais colocaram o brasileiro na manchete. Ambos exaltaram o protagonismo exercido pelo brasileiro no clássico do dia anterior e as boas jogadas feitas por ele na faixa esquerda do campo, mas não deixaram de criticar sua incapacidade de transformar esses lances em gol.
O "Marca" manchetou a frase "La diferencia entre" ("A diferença entre", em tradução para o português) em meio a uma montagem com fotos de Vinícius e Luis Suárez, autor de dois dos três gols do Barça.
O "As" também seguiu uma linha de raciocínio semelhante em sua capa que foi às bancas pós-clássico da Copa do Rei: "Vinícius juega, Suárez mata" ("Vinícius joga, Suárez mata", em português).
Já na sexta, o "Marca" decidiu destacar a primeira convocação do garoto do Real para a seleção principal, para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, neste mês. No canto superior direito de sua capa, publicou uma imagem do adolescente com o texto "Brasil llama a Vinícius" ("Brasil chama Vinícius").
A cria das categorias de base do Flamengo está em sua temporada de estreia pelo clube de Madri. Relegado ao Castilla (time B) nos primeiros meses de Espanha, o atacante ganhou fôlego na virada de ano e se tornou rapidamente um dos nomes mais importantes do elenco merengue.
Só pela equipe principal, Vinícius já soma 26 jogos, três gols e 12 assistências em Madri. Em 2018/19, nenhum outro jogador do maior vencedor da história da Champions deu mais passes para companheiros balançarem as redes que ele.
O Real não venceu nenhum dos últimos cinco clássicos contra o Barça (dois empates e três derrotas). No Espanhol, ocupa a terceira posição, com 48 pontos, nove a menos que o líder, justamente a equipe de Messi.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
–Copa do Qatar-2022 paga salário de Neymar no PSG: verdade ou lenda?
–Machucado, Neymar é o brasileiro que mais criou gols na Europa; veja top 10
–Ex-Palmeiras usa conselhos de Eto'o para ser ídolo na Turquia
–Lucas Leiva renasce na Lazio e vira o maior ladrão de bolas da Itália
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.