Topo

7 destaques que o futebol brasileiro pode perder para o exterior em 2019

Rafael Reis

04/12/2018 04h00

A janela de transferências para as principais ligas da Europa abre em janeiro. O futebol chinês e o japonês, além dos campeonatos mais ricos e importantes do Oriente Médio, também começarão em breve a temporada de compras para a próxima temporada.

E, como acontece a cada semestre, os clubes que disputam essas competições estão de olho nos jogadores mais promissores que atuam no futebol brasileiro e têm tudo (leia-se dinheiro) para levá-los em breve para o exterior.

Apresentamos abaixo sete atletas que se destacaram no recém-encerrado Campeonato Brasileiro que podem deixar o país nos próximos meses e deixar a bola jogada aqui mais fraca em 2019.

DUDU
Meia-atacante
26 anos
Palmeiras

Crédito: Marcello Zambrana/AGIF

O melhor jogador do melhor time do Campeonato Brasileiro tradicionalmente é um forte candidato a deixar o Brasil. Para a tristeza do torcedor palmeirense, com Dudu não é diferente. O astro alviverde afirmou no último domingo que ainda não ter nenhuma proposta oficial para ir embora, mas admitiu que pode mudar de ares em 2019. A diretoria, que já conseguiu impedir a ida do jogador para a China no passado, também já confirmou estar preocupada com o futuro do seu camisa 7.

EVERTON
Meia-atacante
22 anos
Grêmio

Crédito: Lucas Uebel/Grêmio

Figura de pouca importância no elenco gremista até o ano passado, Everton explodiu em 2018, virou protagonista da equipe comandada por Renato Gaúcho e recebeu suas primeiras oportunidades na seleção brasileira. O mercado externo também não deixou passar batida essa profunda evolução. O jogador já teve seu nome ligado a uma possível transferências para Manchester United. A multa rescisória de Everton é de 80 milhões de euros (R$ 348 milhões).

GABIGOL
Atacante
22 anos
Santos

Crédito: Divulgação

Artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 18 gols, conseguiu recolocar sua carreira nos trilhos durante os 11 meses em que esteve emprestado ao Santos. Com o fim do ano, Gabigol irá retornar à Inter de Milão, clube dono dos seus direitos econômicos. No entanto, seu destino é incerto. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, o jogador interessa a três times da Premier League: Everton, West Ham e Crystal Palace.

RODRIGO DOURADO
Volante
24 anos
Internacional

Crédito: Ricardo Duarte/Inter

Um dos responsáveis diretos pelo sucesso do Inter no ano pós-retorno da Série B, o volante também está na mira do futebol europeu e até trocou de empresário no mês passado para agilizar uma transferência. Recentemente, Dourado admitiu o sonho de jogar no Velho Continente e disse que era "difícil responder" se continuaria atuando em Porto Alegre na próxima temporada.

PEDRINHO
Meia-atacante
20 anos
Corinthians

Crédito: Daniel Vorley/AGIF

Um dos poucos destaques individuais do Corinthians em 2018, o franzino meia-atacante é uma das melhores oportunidades do clube de fazer caixa rapidamente e melhorar sua situação financeira para a próxima temporada. Pedrinho já apareceu no jornal espanhol "Marca" como possível reforço do Real Madrid para o futuro e chegou a conversar com dirigentes do Borussia Dortrmund.

PEDRO
Atacante
21 anos
Fluminense

Crédito: Javier Calvelo/Reuters

Eleito a revelação do Campeonato Brasileiro, chegou a brigar pela artilharia da competição antes de sofrer uma grave contusão nos ligamentos do joelho direito e encerrar a temporada ainda em agosto. Curiosamente, a lesão é o que pode proteger o Fluminense de perder Pedro já na janela de transferências em janeiro. Mas, se retornar ao futebol jogando no mesmo nível de antes dos problemas físicos, o centroavante não deve permanecer no Brasil por muito tempo.

RODRYGO
Atacante
17 anos
Santos

Crédito: Divulgação

O atacante, que fez um ótimo primeiro semestre pelo Santos e caiu de rendimento nos últimos meses, já está negociado com o Real Madrid. A dúvida, no entanto, está ligada a quando Rodrygo deixará para o Brasil para jogar na Europa. A princípio, a revelação santista permanece no clube até o meio do ano. No entanto, esse prazo pode ser antecipado para o próximo mês ou mesmo adiado para o começo de 2020.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

7 brasileiros "esquecidos" no exterior para seu time contratar em 2019
Após 7 a 1, Felipão apaga passado e vira "rei dos pontos corridos"
Por onde andam 7 ex-jogadores do Atlético-MG que estão no exterior?
Malcom aproveita brecha de Dembélé e ganha espaço no Barcelona

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

7 destaques que o futebol brasileiro pode perder para o exterior em 2019 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis