7 personalidades do futebol que já falaram mal de Neymar
Rafael Reis
14/09/2018 04h00
É difícil encontrar alguém que não tenha uma opinião sobre Neymar. Muita gente o ama e sempre faz questão de colocá-lo no grupo dos candidatos a melhor jogador do mundo. Mas também não são poucos os que não têm muita paciência para ele e aproveitam qualquer oportunidade para espinafrá-lo em público.
A Copa do Mundo mostrou bem como o camisa 10 atrai opiniões fortes. Antes da competição, era comum ler nas redes sociais algo como "ele é o cara que vai levar o Brasil à conquista do hexa".
Durante e depois da competição, seu comportamento foi duramente e criticado e algumas "valorizadas" em entradas dadas por adversários viraram memes de repercussão global.
E as críticas a Neymar não são exclusividade de torcedores e jornalistas. Várias pessoas do mundo do futebol também já o atacaram. Apresentamos abaixo sete delas:
ERIC CANTONA
O polêmico francês, um dos maiores nomes da história do Manchester United, passou boa parte da última Copa com o artilharia mirada para Neymar. Ainda no início do Mundial, Cantona ironizou o cabelo descolorido do atacante e o comparou a "miojo". Depois, quando o camisa 10 chorou no fim da partida contra a Costa Rica, classificou o ato como "lágrimas de crocodilo". Por fim, entrou na onda de sacanear o craque por supostamente valorizar demais as faltas que recebe. "Essa é minha nova mala. Eu a chamo de Neymar. Por causa da cor, mas principalmente por causa disso: você mal encosta e ela gira, e gira por horas. À propósito, Neymar, você é um grande jogador e um grande ator."juan
JOEY BARTON
O ex-meio-campista, que já chegou a ser preso por espancar um adolescente e até apagou um charuto no olho de um companheiro de time, foi durante muito tempo o crítico "número 1" de Neymar. Barton vivia usando o Twitter para ironizar as atuações do brasileiro quando jogava pelo Barcelona, questionou o valor da transferência para O PSG e também chamou o atacante de "Justin Bieber" do futebol. Aposentado desde o ano passado e agora técnico na terceira divisão inglesa, o ex-jogador deixou Neymar um pouco de lado e amenizou nos últimos meses suas críticas ao astro.
JUANFRAN
O lateral direito do Atlético de Madri protagonizou vários encontros explosivos dentro de campo contra Neymar enquanto brasileiro defendia as cores do Barcelona. Fora das quatro linhas, o espanhol afirmou à rádio Cadena Ser que não "faria muitas das coisas" que o atacante faz para provocar seus adversários porque foi "criado em um ambiente diferente, com família e amigos diferentes".
JORDAN AMAVI
O lateral esquerdo do Olympique de Marselha, um dos principais rivais do Paris Saint-Germain na França, é outro que não é muito chegado em Neymar. Em fevereiro, o jogador afirmou, logo após a grave lesão no pé sofrida pelo brasileiro, que o camisa 10 do PSG joga o tempo todo pedindo para sofrer faltas e levar pancadas dos seus adversários. "Todo mundo sabe que ele tem talento, mas [atuando assim] é um pouco mais fácil dele se jogar", disse, ao jornal "L'Équipe".
CHRISTOPHER DUGARRY
As mais duras críticas ao comportamento de Neymar no futebol francês vieram do ex-atacante, campeão da Copa-1998 com os "Bleus". Em abril, ao comentar sobre o fato de o brasileiro não ter ido ao estádio acompanhar o jogo que consagrou o Paris Saint-Germain como campeão nacional, Dugarry disse à rádio RMC Sports: "Ele cospe no clube. Eu acho isso escandaloso. Eu não aguento mais esse tipo de jogador que olha apenas para o próprio umbigo. É o coletivo que ganha as partidas, jamais as individualidades. E a gente pensa que o PSG pode ganhar a Champions League com atitudes como essa."
CASAGRANDRE
O ex-atacante e hoje comentarista da TV Globo é mais um crítico recorrente de Neymar. No começo do brasileiro, Casão chamou o atacante de "mimado" e reclamou do seu individualismo. Durante a Copa, atacou o jogador por não ter dado entrevista após a eliminação para a Bélgica: "Falar via Instagram é fácil e pouco significa." Já no amistoso contra El Salvador, na última terça, o ex-centroavante detonou Neymar por falta de seriedade e abuso nas firulas contra um adversário de nível técnico bastante inferior.
RENÉ SIMÕES
"Estamos criando um monstro". A crítica mais conhecida já feita a Neymar nasceu em 2010 e até hoje é replicada em redes sociais quando o atacante faz algo digno de reprovação. O autor da frase foi René Simões, então técnico do Atlético-GO. Após uma partida contra o Santos, o treinador alegou ter sido ofendido pelo futuro astro, que estava ainda em sua segunda temporada como profissional e tinha 18 anos.
Mais de Cidadãos do Mundo
–Salah pediu veto a autógrafos para jogar pelo Egito: verdade ou lenda?
–7 estrangeiros famosos que hoje jogam em times de 2ª divisão
–Quatro anos após acusação de ser gato, camaronês "some" na Lazio
–Boliviano diz que inventou VAR, acusa Fifa de plágio e quer US$ 100 milhões
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.