Topo

Aos 30, Zizao vira "faz-tudo" na China e curte fase artilheira

Rafael Reis

23/08/2018 04h00

Xodó da torcida do Corinthians no começo da década, o meia chinês Chen Zizao completou seu 30º aniversário no início deste ano. E se deu de presente um dos melhores momentos de sua carreira.

Após oscilar demais nas últimas temporadas, o jogador conseguiu se consolidar com a camisa do Guanzhou R&F e vive atualmente o ano mais artilheiro desde seu retorno ao futebol asiático, em 2014.

Zizao marcou três vezes em 15 partidas da primeira divisão chinesa neste ano. Parece pouco, mas já é muito melhor que o golzinho único que ele adotou durante 22 jogos na temporada passada.

A média de 0,2 gol por apresentação, ou um gol a cada cinco jogos disputados, é a melhor da carreira do chinês em campeonatos nacionais desde 2010, quando balançou as redes seis vezes em 22 partidas pelo Shanghai Shenxin, desempenho que chamou a atenção do Corinthians.

Além da quantidade de gols acima de sua marca tradicional, Zizao tem chamado a atenção no Guangzhou R&F pela versatilidade que conquistou o técnico Dragan Stojkovic e tem lhe rendido um lugar quase que cativo no time titular –começou jogando em quatro das cinco últimas rodadas.

Só nesta temporada, o ex-corintiano já jogou de volante, segundo homem do meio-campo, quebrou o galho como meia direita, atuou aberto na ponta esquerda e até fez a função de camisa 10.

No Guangzhou R&F, Zizao pode exercitar o português com dois brasileiros: o volante Júnior Urso (ex-Coritiba e Atlético-MG) e o atacante Renatinho (ex-Ponte Preta). O time conta também com o israelense Eran Zahavi, artilheiro do último Campeonato Chinês e vice-líder nesta edição.

A equipe, que é bem menos poderosa que seu rival de cidade, o Guangzhou Evergrande, atual heptacampeão nacional, ocupa uma modesta oitava posição na competição, com 14 pontos a menos que Beijing Guoan e Shanghai SIPG, que dividem a ponta.

Zizao foi contratado em 2012 pelo Corinthians como parte da estratégia de marketing que visava aumentar a exposição do clube paulista na Ásia, principalmente na China, o país mais populoso do planeta.

Ele permaneceu no Brasil durante dois anos e fez parte do elenco campeão paulista de 2013. Apesar de ter disputado apenas cinco partidas pelo time, o chinês caiu nas graças do torcedor por causa do carisma e do bom humor demonstrado nos treinos a nas entrevistas.

Sem chances no Corinthians, ele retornou para a casa no começo de 2014 e atuou por duas temporadas no Beijinh Guoan antes de se transferir para o Guangzhou R&F.


Mais de Cidadãos do Mundo

Ingressos esgotados e recorde no mercado: Como CR7 revitalizou o Italiano
Fiasco no Corinthians, argentino ficou desempregado e está há 1 ano sem gol
Janela de transferências chega a R$ 23 bilhões e vira a maior da história
Sete personalidades do futebol que assumiram a homossexualidade

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aos 30, Zizao vira "faz-tudo" na China e curte fase artilheira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis