Topo

Do outro lado do mundo: 7 brasileiros que brilham no futebol asiático

Rafael Reis

01/08/2018 04h00

Onde estão os principais jogadores brasileiros da atualidade? A reposta é óbvia: Europa. Afinal, é essa a casa de Neymar, Marcelo, Philippe Coutinho, Alisson e dos outros integrantes da base da seleção.

Mas o Velho Continente não é o único que dá espaço para o futebol pentacampeão mundial.

Assim como acontece com os grandes times europeus, os maiores clubes da Ásia também costumam investir pesado (dentro de suas realidades) em jogadores brasileiros. E vários deles acabam se tornando ídolos por lá.

É por isso que mercados como China, Japão e o famigerado "Mundo Árabe" vêm ao Brasil anualmente para contratar atletas que andam se destacando por aqui.

Apresentamos abaixo sete jogadores brasileiros que se destacam no futebol do continente mais populoso do planeta.

RENATO AUGUSTO
Meia
30 anos
Beijing Guoan (CHN)

Único jogador brasileiro a disputar uma Copa do Mundo (2018) enquanto defendia um clube da China, o ex-Corinthians é o cérebro do melhor time do país na atualidade, o Beijing Guoan. Em sua terceira temporada no Oriente, Renato Augusto já marcou quatro vezes e deu sete passes para gol em 14 partidas. É graças às suas boas atuações que o time da capital chinesa ocupa a liderança da Superliga e virou o principal candidato a acabar com a hegemonia de sete anos do Guangzhou Evergrande na competição.

ADRIANO
Atacante
30 anos
Jeonbuk Hyundai (CDS)

O atacante, que ficou famoso no Palmeiras pelo bom humor mostrado nas comemorações de gol e entrevistas, virou uma máquina de balançar as redes na Coreia do Sul. Adriano "Michael Jackson" chegou ao país em 2014 e precisou ralar na segunda divisão antes de chegar a uma das equipes mais poderosas da região, o Jeonbuk Hyundai. O melhor ano de Adriano em território sul-coreano foi 2016, quando foi artilheiro da Champions asiática e entrou para a seleção do campeonato nacional.

RICARDO GOULART
Atacante
27 anos
Guangzhou Evergrande (CHN)

Três títulos nacionais em três anos de China, uma taça de Liga dos Campeões da Ásia, um prêmio de melhor jogador do futebol asiático e dois de craque máximo do Campeonato Chinês. Os troféus conquistados por Ricardo Goulart desde 2015 mostram o tamanho que ele alcançou do outro lado do mundo. Um tamanho que não passa despercebido por aqui. Afinal, vira e mexe algum clube brasileiro cogita repatriar o ex-Cruzeiro. E desiste depois de perceber como ficou difícil tirá-lo da China.

PATRIC
Atacante
30 anos
Sanfrecce Hiroshima (JAP)

Pouco conhecido no Brasil, o centroavante teve uma passagem apagada pelo Vasco, também defendeu Atlético-GO, Fortaleza e Salgueiro e está emprestado ao Sanfrecce Hiroshima desde o ano passado. Nesta temporada, tornou-se o principal homem-gol do futebol japonês e um dos destaques do time que lidera a J League. Em 18 partidas pela competição, Patric já marcou 12 vezes.

ELKESON
Atacante
29 anos
Shanghai SIPG (CHN)

Um dos primeiros brasileiros a fazer sucesso na China, o atacante ex-Botafogo joga por lá desde 2013, já conquistou três títulos nacionais e foi duas vezes artilheiro da competição. Com 83 gols marcados, Elkeson é o maior goleador estrangeiro da história da liga profissional chinesa e caminha para se tornar o artilheiro máximo da primeira divisão –está a cinco bolas nas redes de alcançar a marca do chinês Han Peng.

ROMARINHO
Atacante
27 anos
Al-Jazira (EAU)

Xodó da torcida corintiana no começo da década, construiu uma carreira sólida no "Mundo Árabe", onde joga desde 2014. Foram três temporadas defendendo o El-Jaih, do Qatar, antes da transferência para o Al-Jazira, em agosto passado. Logo no primeiro ano no novo clube, ganhou a Champions asiática e foi um dos artilheiros do Mundial de Clubes.

CARLOS EDUARDO
Meia
28 anos
Al-Hilal (ARA)

Outro exemplar daquele tipo de jogador brasileiro que alcança a fama longe de sua terra natal, o meia até chegou a defender o Fluminense antes de se mandar para o exterior, mas é pouco lembrado por aqui. Carlos Eduardo passou pelo Porto, teve uma passagem de destaque no Nice, mas virou ídolo mesmo foi na Arábia Saudita. Na última temporada, foi um dos destaques da Liga dos Campeões da Ásia e ajudou sua equipe a chegar até a final.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– G. Jesus é o único brasileiro em seleção dos sub-23 mais valiosos do mundo
– Mercado da Bola movimenta R$ 12 bi; veja os 10 brasileiros mais caros
– Amizade da base do Flamengo chega à Copa via seleção espanhola
– Brasil domina próxima janela de transferências e já movimenta R$ 1 bi

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Do outro lado do mundo: 7 brasileiros que brilham no futebol asiático - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis