Topo

Copa em família: Conheça os parentes que vão jogar o Mundial da Rússia

Rafael Reis

11/06/2018 04h00

Disputar uma Copa do Mundo já é uma experiência marcante para qualquer jogador de futebol. Agora, imagina participar da competição ao lado de uma pessoa que você ama, um integrante de sua família…

Essa será a realidade de alguns poucos privilegiados do Mundial da Rússia, que conseguirão dividir vestiário com um ente querido. Mas há também parentes que se estarão em lados opostos do gramado.

Apresentamos abaixo cinco famílias que terão mais de um representante na Copa-2018. São irmãos (até gêmeos), primos e ex-cunhados.

EDEN E THORGAN HAZARD
Irmãos
27 e 25 anos
Bélgica

O mais velho é uma das grandes estrelas do futebol mundial e ostenta a braçadeira de capitão da seleção belga. O mais novo joga no Borussia Mönchengladbach e tem apenas dez partidas disputadas pelos Diabos Vermelhos. Os Hazard tem futebol no sangue: eles são filhos de um casal de ex-jogadores e têm mais dois irmãos menores, Kylian e Ethan, que também decidiram se dedicar à modalidade.

ANTON E ALEKSEI MIRANCHUK
Irmãos
22 anos
Rússia

Gêmeos, assim como Frank e Ronald de Boer, que disputaram juntos as Copas de 1994 e 1998, os irmãos Miranchuk são a grande esperança da Rússia para o futuro. A dupla foi importante na conquista do título nacional desta temporada pelo Lokomotiv Moscou e acabou se garantindo na seleção. Os dois jogadores são meio-campistas. Mas, enquanto Anton é destro, Aleksey tem a perna esquerda como a principal.

GIOVANI E JONATHAN DOS SANTOS
Irmãos
29 e 28 anos
México

Pela primeira vez, os irmãos Dos Santos estarão juntos em uma Copa do Mundo. Filhos do ex-jogador brasileiro Zizinho, Giovani e Jonathan começaram nas categorias de base do Barcelona, jogaram lado a lado no Villarreal e hoje defendem o Los Angeles Galaxy. O mais velho tem mais experiência pela seleção e vai para seu terceiro Mundial. Já o caçula é estreante em Copas.

GELSON E MANUEL FERNANDES
Primos
31 e 32 anos
Suíça e Portugal

Integrantes de uma família cabo-verdiana que produziu pelo menos seis jogadores profissionais que hoje atuam na Europa, os primos se separaram quando chegaram no Velho Continente. Gelson foi para a Suíça, começou a carreira no Sion e hoje defende o Eintracht Frankfurt. Manuel desembarcou em Portugal, jogou pelo Benfica e agora veste a camisa do Lokomotiv Moscou. Na Copa-2018, serão adversários.

DAVID OSPINA E JAMES RODRÍGUEZ
Ex-cunhados
29 e 26 anos
Colômbia

O goleiro e o principal jogador da seleção colombiana não são propriamente parentes, mas fizeram parte da mesma família durante seis anos. James Rodríguez foi casado com Daniela Ospina, irmã do camisa 1, entre 2011 e 2017. O relacionamento chegou ao fim em julho, mas o ex-casal continua tão próximo que são fortes os rumores de uma reconciliação. James e David, pelo que se sabe, também continuam se entendendo bem.


Mais de Cidadãos do Mundo

Coisa de brasileiro? 7 jogadores da Copa que são conhecidos pelo apelido
Polêmica sobre masturbação encerrou casamento de rival de estreia do Brasil
Comparado a Maradona em 94, saudita ficou preso e foi açoitado em público
Sem contrato: 7 jogadores que vão ficar desempregados durante a Copa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Copa em família: Conheça os parentes que vão jogar o Mundial da Rússia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis