Topo

Salah ficou em 2º na eleição para presidente do Egito: verdade ou lenda?

Rafael Reis

18/04/2018 04h00

Mohamed Salah é o artilheiro do Campeonato Inglês, o principal responsável pela classificação do Liverpool para as semifinais da Liga dos Campeões da Europa e ídolo nacional no Egito, país que volta a disputar uma Copa do Mundo depois de 28 anos de ausência.

A idolatria pelo atacante de 25 anos em sua terra natal é tão grande que fez dele o segundo colocado na eleição para presidente do Egito, realizada no mês passado. Detalhe: Salah não era candidato.

Bem, pelo menos essa é a história que viralizou nas redes sociais. De acordo com vários posts publicados e compartilhados nas mais variadas plataformas, o número de egípcios que escreveram o nome do craque na cédula de votação só foi menor do que o de eleitores que escolheram Abdel Fatah Al-Sisi como presidente.

Mas será que isso realmente aconteceu? Ou essa é apenas mais uma lenda urbana do futebol que bombou na internet, como o autismo de Lionel Messi ou a transexualidade de Marco Verratti?

Para a tristeza dos fãs do craque egípcio, esse caso é só mais um para entrar no folclore da bola. Afinal, não há nenhuma comprovação de que Salah realmente foi o segundo "candidato" mais votado no pleito.

De fato, as eleições para presidente do Egito registraram um alto índice de votos anulados. Mais de 1 milhão dos 25,6 milhões de eleitores que foram às urnas não escolheram Al-Sisi e nem o outro candidato, Hamdeen Sabahi.

Alguns egípcios realmente escreveram na cédula o nome de Mohamed Salah ou fizeram algum desenho em referência ao astro do Liverpool. No entanto, o número exato dos "eleitores" do jogador não foi anunciado (e provavelmente nem chegou a ser contado).

A matéria da revista inglesa "The Economist", utilizada como fonte para a proliferação dessa lenda, não afirma que o atacante recebeu mais de 700 mil votos. A reportagem diz apenas que parte dos eleitores que invalidaram seus votos (1 milhão) "não votaram em nenhum dos candidatos e escreveram o nome de Mohamed Salah na cédula".

Reeleito presidente do Egito, Al-Sisi recebeu 23,7 milhões de votos nas eleições de março. Já Sabahi, seu adversário nas urnas, ficou com 757 mil votos, menos do que a quantidade de votos inválidos, o que gerou a lenda de que o camisa 11 do Liverpool ficou em "segundo lugar" no pleito. Porém, analisando os dados oficiais, é uma lenda.

O Egito inicia sua participação na Copa-2018 no dia 15 de junho, contra o Uruguai, em Ekaterimburgo. Arábia Saudita e a anfitriã Rússia serão as outras adversárias do time de Salah na fase de grupos.


Mais de Cidadãos do Mundo

Salah ou Messi: Quem vai levar a Chuteira de Ouro nesta temporada?
6 figurinhas do álbum da Copa que não devem ir para a Rússia-2018
6 sul-americanos em fim de contrato que já estão livres para mudar de time
"Cérebro" da Sérvia já apanhou de técnico e foi expulso por não cantar hino

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Salah ficou em 2º na eleição para presidente do Egito: verdade ou lenda? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis