Salah ou Messi: Quem vai levar a Chuteira de Ouro nesta temporada?
Rafael Reis
17/04/2018 04h30
A cerca de um mês do encerramento da temporada 2017/18 do futebol europeu, a disputa pela Chuteira de Ouro virou uma espécie de briga particular entre Mohamed Salah e Lionel Messi.
Com o gol marcado na vitória por 3 a 0 do Liverpool sobre o Bournemouth, no sábado, o egípcio se isolou na ponta do prêmio concedido ao artilheiro dos campeonatos nacionais do Velho Continente. Mas não conseguiu se descolar do craque argentino.
Salah soma agora 60 pontos, dois a mais que o camisa 10 do Barcelona. Na prática, a diferença entre líder e vice-líder da Chuteira de Ouro é de apenas um golzinho.
Mas quem será que vai levar a melhor nesta disputa: o artilheiro do Campeonato Inglês e maior revelação desta temporada ou o consagrado argentino eleito cinco vezes o melhor jogador do planeta?
Messi leva vantagem sobre Salah em dois quesitos que podem ser determinantes para a definição do goleador máximo da temporada.
O argentino ainda disputará mais seis partidas do Campeonato Espanhol, duas a mais do que o número de compromissos que aguardam o egípcio na Premier League. Além disso, o craque do Barça não precisa mais dividir suas atenções e forças entre o torneio nacional e a Liga dos Campeões.
Já a Salah, em tese, terá adversários menos difíceis do que os de Messi até o fim da temporada. O Liverpool só tem mais um jogo grande pela frente no Inglês, contra o Chelsea. Enquanto isso, o o Barcelona ainda enfrenta Real Madrid, Villarreal e Celta.
A fase do egípcio também é superior à do adversário direto pela artilharia da temporada. O camisa 11 marcou em 12 dos últimos 14 jogos que disputou e não termina uma partida sem balançar as redes há mais de um mês.
Messi, por sua vez, fez gol em oito das últimas 14 partidas e passou em branco em três dos seus quatro compromissos mais recentes.
O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da Chuteira de Ouro. E aí, nesta temporada, quem ficará com o prêmio?
Confira o top 10 da Chuteira de Ouro:
1º – Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 60 pontos (30 gols)
2º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 58 pontos (29 gols)
3º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 54 pontos (27 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 54 pontos (27 gols)
5º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 50 pontos (25 gols)
Harry Kane (ING, Tottenham) – 50 pontos (25 gols)
7º – Jonas (BRA, Benfica) – 49,5 pontos (33 gols)
8º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 48 pontos (24 gols)
9º – Cristiano Ronaldo (POR, Real Madrid) – 46 pontos (23 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 46 pontos (23 gols)
Mais de Cidadãos do Mundo
–6 figurinhas do álbum da Copa que não devem ir para a Rússia-2018
–6 sul-americanos em fim de contrato que já estão livres para mudar de time
–"Cérebro" da Sérvia já apanhou de técnico e foi expulso por não cantar hino
–Lenda, técnico do Boca é velha "pedra no sapato" do Palmeiras
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.