Por que time de Magic Johnson e Will Ferrell pode revolucionar o futebol?
Rafael Reis
04/03/2018 04h00
Vigésima terceira franquia da MLS (Major League Soccer), o Los Angeles FC inicia neste domingo sua trajetória no futebol profissional dos Estados Unidos tendo como presidente um produtor de cinema com 50 indicações ao Oscar (Peter Guber) e acionistas do porte de Magic Johnson, Mia Hamm e o ator Will Ferrell.
Mas não é por causa de nenhum dos integrantes desse elenco estrelado que o time californiano tem chamado a atenção mesmo antes de ir a campo pela primeira vez, contra o Seattle Sounders, pela rodada de abertura da MLS.
O motivo pelo qual o Los Angeles FC pode revolucionar o futebol mundial está impresso na parte frontal de sua camisa, logo abaixo do escudo e do logo de sua fornecedora de material esportivo: Youtube TV.
A principal plataforma de vídeos online do planeta é patrocinadora máster do novo time da MLS. E pretende usá-lo como teste para ampliar sua participação na transmissão de grandes eventos esportivos.
Em vez de negociar os direitos de transmissão em inglês de suas partidas com alguma emissora de sua região, como a maioria das outras equipes da liga norte-americana costuma fazer, o Los Angeles FC preferiu entregá-los para sua nova parceira comercial.
Isso significa que os jogos do novo time da MLS que não forem transmitidos por redes nacionais de TV (como ESPN, Univision e Fox Sports) só poderão ser assistidos por torcedores locais (que residam na região de Los Angeles) caso eles sejam assinantes da YouTube TV.
O pacote inclui 30 das 34 partidas da equipe na temporada regular. De acordo com o jornal "Los Angeles Times", o acordo selado pela plataforma de vídeos com a franquia vale por três anos e custou US$ 18 milhões (R$ 58,7 milhões).
Após o anúncio da parceria com o Los Angeles FC, o YouTube também fechou um contrato semelhante com o Seattle Sounders, campeão da MLS em 2016. A abrangência do acordo e o número de jogos que serão transmitidos via streaming, no entanto, é menor.
A YouTube TV é um serviço de assinatura disponível nos EUA que custa US$ 35 (R$ 114) mensais e que leva para a plataforma de vídeo conteúdos produzidos por vários canais tradicionais norte-americanos, inclusive transmissões esportivas feitas por esses parceiros.
A gigante dos vídeos online ainda não conseguiu entrar na disputa (e vencer) pelos direitos de transmissão dos principais eventos esportivos do planeta, como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e a Liga dos Campeões da Europa.
No entanto, já começou a dar seus primeiros passos nesse sentido. O YouTube já transmitiu ao vivo partidas da Copa do Rei, do Campeonato Francês, do Campeonato Alemão e competições importantes de judô, vôlei e surfe.
A histórica parceria com o Los Angeles FC é sua nova arma.
Mais de Clubes
– Adversários, Palmeiras e Boca têm os elencos mais valiosos da Libertadores
– Pegou fogo: 5 jogos que transformaram Barcelona e Chelsea em arquirrivais
– Como rival de Guardiola na Champions inspirou nascimento do Barcelona
– Neymar x Messi: Que time é mais dependente do seu astro, PSG ou Barça?
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.