Topo

Na Arábia Saudita, até comemoração de gol é motivo para prisão

Rafael Reis

16/01/2018 04h00

Assassinato, assalto, tráfico de drogas, estupro, racismo, desvio de dinheiro público, deixar de pagar pensão alimentícia ao filho. São vários os motivos que podem levar alguém para a prisão.

Na Arábia Saudita, essa lista de crimes coibidos com a reclusão inclui até mesmo uma comemoração de gol.

Um jogador do Al-Nojoom, lanterna da segunda divisão saudita, corre risco de ser processado e até preso depois de ter festejado um gol marcado por seu time com um gesto proibido pelas autoridades do país.

O atacante Saad al-Harbi festejou um dos gols da sua equipe na Copa do Rei da Arábia Saudita fazendo o "dab", um passo de dança que se tornou mania entre adolescentes e jovens do mundo todo nos últimos dois anos.

O gesto, que consiste em dobrar um dos braços e colocar seu rosto atrás de um dos cotovelos, enquanto o outro braço fica completamente esticado, é um pouco parecido com o "raio" de Usain Bolt e apareceu na comemoração de gols de vários astros do futebol mundial, como o francês Paul Pogba e o espanhol Sergio Ramos.

Só que o DAB é terminante proibido na Arábia Saudita por estar "relacionado ao consumo de drogas por jovens", segundo as leis do país. No ano passado, um cantor chegou a ser preso por lá depois de fazer o gesto.

Localizada no Oriente Médio, a Arábia Saudita é um reino cheio de restrições para sua população de mais de 28 milhões de pessoas. E elas vão além das imposições já trazidas pela religião islâmica.

Para se ter uma ideia, nenhum jogador de futebol nascido no país e com cidadania apenas saudita tem direito de atuar no exterior. Por isso, a seleção que vai disputar a Copa-2018 deve ser formada apenas por atletas locais, fato raro em tempos de futebol tão globalizado.

Já a presença feminina em estádios é uma novidade recente, muito recente, e só foi liberada após um decreto feito em setembro. O primeiro jogo de futebol que contou com mulheres nas arquibancadas foi disputado quatro meses mais tarde, na última sexta-feira.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por futebol, príncipe William vai ter de sair cedo do casamento do irmão
7 revelações sul-americanas para seu time contratar antes dos europeus
Por que meia da seleção argentina usou braçadeira de capitão da Peppa Pig?
Como um produtor de cinema transformou time falido no líder do Italiano

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Na Arábia Saudita, até comemoração de gol é motivo para prisão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis