Topo

Desemprego e 2ª divisão: 5 campeões mundiais que estão no ostracismo

Rafael Reis

11/09/2016 06h00

Dá para imaginar um campeão mundial jogando no quase inexistente futebol de Andorra? E defendendo clubes que atuam em campeonatos de segunda divisão? Ou, pior ainda, na fila dos desempregados?

Todas essas são situações que fazem parte sim da reta final da carreira de jogadores da elite do futebol mundial, até mesmo daqueles que chegaram ao objetivo mais alto de todos, a conquista da Copa do Mundo.

Listamos abaixo cinco jogadores que têm um Mundial de seleções no currículo e hoje vivem praticamente no ostracismo.

RONALDINHO
Meia-atacante
36 anos
Ganhou a Copa-2002 com o Brasil
sem clube

O melhor jogador do mundo em 2004 e 2005 anunciou durante a semana passada que irá se aposentar no próximo ano. Mas, como assim, Ronaldinho ainda não está aposentado? Oficialmente não, embora esteja sem clube há um ano, desde que deixou o Fluminense. O meia-atacante passou os últimos 12 meses fazendo contratos curtos para disputar amistosos, participando de jogos festivos, jogando futsal e investindo em sua carreira musical (!!!).

KLÉBERSON
Meia
37 anos
Ganhou a Copa-2002 com o Brasil
Fort Lauderdale Strikers (EUA)

A reta final da carreira do meio-campista que disputou duas Copas do Mundo, ganhou uma e vestiu a camisa do poderoso Manchester United está longe de ser aquela que seu currículo faria imaginar. Há dois anos, Kléberson joga nos Estados Unidos e, desde janeiro, defende o Fort Lauderdale Strikers, equipe que tem Ronaldo, seu companheiro no penta, como um dos proprietários e que disputa a NASL, o segundo escalão do soccer nos EUA.

MARCO AMELIA
Goleiro
34 anos
Ganhou a Copa-2006 com a Itália
sem clube

Assim como Ronaldinho, um dos goleiros reservas da Itália campeã mundial em 2006 também está desempregado. Mas, ao contrário do brasileiro, Amelia está sim à procura de um emprego fixo. O arqueiro está sem clube desde o fim do seu contrato com o Chelsea, em julho. Em busca de uma oportunidade, o italiano aceitou convite do Sunderland para treinar algumas semanas e ser avaliado pelo técnico David Moyes.

CRISTIAN ZACCARDO
Zagueiro
34 anos
Ganhou a Copa-2006 com a Itália
Vicenza (ITA)

O ex-lateral direito e hoje zagueiro está com a carreira em declínio há muito tempo, apesar de não ser tão veterano assim. Prova disso é que não disputa uma partida pela seleção italiana desde um amistoso contra a África do Sul, nove anos atrás. Atualmente, está emprestado ao Vicenza, clube que disputa a segunda divisão do Calcio. E o time dono dos seus direitos econômicos, o Carpi, também é da Série B italiana.

JOAN CAPDEVILA
Lateral esquerdo
38 anos
Ganhou a Copa-2010 com a Espanha
Santa Coloma (AND)

Titular da seleção espanhola na conquista de seu única título mundial, o ex-lateral de La Coruña e Villarreal está tendo o fim de carreira mais alternativo entre todos os jogadores desta lista. Depois de ser dispensado pelo Lierse, da Bélgica, e ficar um ano desempregado, Capdevila se transferiu em maio para Andorra, país cuja seleção ocupa a 203ª colocação no ranking da Fifa. O jogador assinou com o Santa Coloma, atual tricampeão do futebol de lá.


Mais de Cidadãos do Mundo

Rivalidade à prova: os 5 maiores confrontos Mourinho x Guardiola
Clube africano demite reforço após descobrir que ele tem vírus da Aids
A janela fechou, mas esses 7 jogadores famosos continuam desempregados
Sensação da Euro, Islândia agita mercado com 9 atletas e recorde financeiro

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Desemprego e 2ª divisão: 5 campeões mundiais que estão no ostracismo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis