Barcelona irá montar time de futebol feminino nos EUA
Rafael Reis
08/09/2016 14h25
De olho no crescimento em novos mercados e na expansão global de seu nome, o Barcelona irá criar uma nova equipe de futebol feminino para disputar a liga profissional dos Estados Unidos.
A revelação foi feita pelo presidente Josep María Bartomeu, logo após a inauguração do novo escritório do clube em Nova York, na última terça-feira.
De acordo com Bartomeu, a intenção é colocar um time vestindo a tradicional camisa blaugrana na NWSL (National Women's Soccer League) e aproveitar a popularidade do futebol entre as mulheres nos EUA para fortalecer a marca do Barça no território norte-americano.
"Trata-se de uma liga muito interessante, e queremos que o Barcelona tenha uma equipe que possa disputá-la no mais alto nível e que nos ajude a ficar mais conhecidos", disse o mandatário, que esteve acompanhado de Ronaldinho na inauguração.
O presidente não deu mais detalhes do projeto e nem disse quando e em que cidade o novo time feminino deve ser lançado.
Disputada desde 2012, a NWSL é a principal liga de futebol feminino dos EUA e uma das mais importantes do mundo.
Atualmente, conta com dez times. As brasileiras Mônica, Poliana e Andressinha, que defenderam a seleção nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, atuam por lá.
Na Europa, o Barcelona já possui um time feminino, que é o atual vice-campeão espanhol e ganhou quatro das cinco últimas temporadas. A equipe, no entanto, nunca foi além das quartas de final da Liga dos Campeões.
A meia-atacante Andressa Alves, outra integrante da seleção que foi quarta colocada na Rio-2016, é a representante brasileira no Barça feminino.
Mais de Clubes
– Cabeça de touro e boicote: caçula da Alemanha é alvo de ódio de adversários
– Time parceiro de Apple, Google e Facebook promete revolucionar o futebol
– 5 novelas para acompanhar na última semana da janela de transferência
– Após 16 anos, Real perde recorde de contratação mais cara da história
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.