Celeiro de craques, escola revelou 4 titulares da seleção alemã
Rafael Reis
21/06/2016 06h00
O orientador vocacional da Gesamtschule Berger Feld, em Gelsenkirchen, cidade de 257 mil habitantes na região oeste da Alemanha, não tem nem dúvida quando um garoto de porte atlético e habilidades motoras bem desenvolvidas vai até ele para discutir seu futuro. "Você será jogador de futebol", é a resposta quase que automática.
É que a escola, que conta com mais de 1.300 alunos do 5º ao 12º ano (equivalentes no Brasil à segunda fase do ensino fundamental e ao ensino médio), é um verdadeiro celeiro de atletas do esporte número um do planeta.
Nada menos do que quatro titulares da seleção alemã, que joga nesta terça-feira contra a Irlanda do Norte por vaga nas oitavas de final da Eurocopa, passaram pelas salas de aula e campos de futebol da Gesamtschule Berger Feld.
O goleiro Manuel Neuer, 30, o lateral direito Benedikt Höwedes, 28, e o meia Mesut Özil, 27, chegaram inclusive a jogar juntos no time da escola. Bem mais novo, o meia Julian Draxler, 22, também estudou lá.
Além dos quatro titulares, o meia-atacante Leroy Sané, 20, é outro ex-aluno da escola.
Localizada a apenas 800 metros do centro de treinamentos do Schalke 04, clube formador dos cinco jogadores citados acima, a Gesamtschule Berger Feld é uma escola pública, sem processo seletivo para a matrícula e tem um projeto pedagógico que valoriza a prática esportiva.
A escola possui certificação da federação alemã, que a classificou como um dos centros educacionais de elite futebolística no país, e faz parte de um programa de intercâmbio da União Europeia através de festivais esportivos.
O projeto esportivo da Gesamtschule Berger Feld faz com que ela seja procurada por muitos garotos da região que pretendem se tornar jogadores de futebol.
No ano letivo 2015/16, a escola teve 56 estudantes que estavam nas categorias de base de algum clube (Schalke 04, Duisburg, Bochum, Borussia Dortmund e Borussia Mönchengladbach).
Nos últimos dez anos, pelo menos 23 dos seus ex-alunos estrearam na Bundesliga, a primeira divisão alemã.
Além do futebol, a Gesamtschule Berger Feld conta com programas específicos de treinamento em mais três modalidades: judô, remo e BMX.
Mais de Cidadãos do Mundo
–5 destaques da Copa América Centenário para seu time contratar
–Filho de banqueiro, capitão francês nasceu rico e sonhava com Roland Garros
–Galã da Euro, Giroud é louco por Beckham e já posou nu
–Multinacional: 16% dos inscritos na Copa América já jogaram no Brasil
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.