Conheça os brasileiros pré-convocados para disputar a Euro
Rafael Reis
30/05/2016 12h00
Guilherme, Thiago Cionek, Thiago Alcântara, Thiago Motta, Jorginho, Éder, Bruno Alves e Pepe. Até alguns anos atrás, todos eles estavam aptos legalmente a defender a seleção brasileira.
Mas, em vez de estarem preocupados com a Copa América Centenário, o foco desses oito jogadores no próximo mês será a Eurocopa, que será disputada a partir do dia 10, na França.
Todos eles optaram por defender outras seleções que não a pentacampeã mundial e estão pré-convocados para a Euro.
É hora de conhecer um pouco melhor cada um deles e entender porque eles vestem hoje camisas de seleções que não a comandada por Dunga.
GUILHERME
30 anos
Goleiro
Lokomotiv Moscou (RUS)
Rússia (desde 2016)
Goleiro do Atlético-PR entre 2002 e 2007, mudou-se para Rússia há nove anos e recebeu a cidadania no fim de 2015. Convocado pela primeira vez para a seleção nos amistosos de março, Guilherme deu início ao projeto russo de reforçar a seleção anfitriã da próxima Copa com "estrangeiros" visando o Mundial de 2018. Na Euro, no entanto, deve ficar no banco de reservas.
THIAGO CIONEK
30 anos
Zagueiro
Palermo (ITA)
Polônia (desde 2014)
Nascido em Curitiba e bisneto de poloneses, o zagueiro teve a ajuda de um abaixo-assinado feito por 3 mil torcedores do Jagiellonia Bialystok, clube que defendeu entre 2008 e 2012, para que o governo polaco reconhecesse sua cidadania. Foi para a Europa muito jovem, com apenas 22 anos. Antes disso, construiu uma carreira discreta no Brasil: passou pelo futebol amador do Paraná e defendeu o Cuiabá e o CRB.
THIAGO ALCÂNTARA
25 anos
Meia
Bayern de Munique (ALE)
Espanha (desde 2011)
Filho do tetracampeão mundial Mazinho, nasceu na Itália, mas defende a seleção espanhola desde os tempos em que estava nas categorias de base do Barcelona. Seu pai nunca escondeu que a decisão do primogênito está ligada ao fato de ter sido completamente ignorado pela CBF nos times sub-17 e sub-20 do Brasil. Ao contrário de Thiago, seu irmão Rafinha, que também defendeu as seleções menores da Espanha, voltou atrás e hoje veste a camisa amarela.
THIAGO MOTTA
33 anos
Volante
Paris Saint-Germain (FRA)
Itália (desde 2011)
Único dos brasileiros da Eurocopa que chegou a jogar pela seleção canarinho, o volante do PSG beneficiou-se de uma resolução da Fifa, que considerou que Thiago Motta jogou apenas pela equipe sub-23 do Brasil, e não no time adulto, para adotar no futebol a cidadania dos seus antepassados e poder defender a Azzurra. O jogador esteve na Euro-2012 e também na última Copa do Mundo.
JORGINHO
24 anos
Volante
Napoli (ITA)
Itália (desde 2016)
Natural de Santa Catarina e vivendo na Itália desde a adolescência, o volante foi um dos destaques do Napoli na última temporada e acabou chamado por Antonio Conte para os amistosos de março. Antes, já havia convocado pela seleção sub-21 da Itália e dito que tinha preferência por atuar na Azzurra, praticamente descartando uma carreira com a camisa do Brasil.
ÉDER
29 anos
Atacante
Inter de Milão (ITA)
Itália (desde 2015)
Descendente de italianos, deixou o Brasil rumo à terra dos antepassados aos 18 anos, logo depois de ter sido promovido ao time profissional do Criciúma. Na Bota, passou por Empoli, Frosinone, Brescia, Cesena e Sampdoria até chegar à seleção. Desde janeiro, defende um dos grandes clubes do país, a Inter de Milão.
BRUNO ALVES
34 anos
Zagueiro
Fenerbahce (TUR)
Portugal (desde 2007)
O veterano de duas Copas do Mundo nasceu em Portugal e cresceu por lá, mas tem raízes brasileiras e poderia defender a seleção. Bruno Alves é filho de Washington, zagueiro do Flamengo nas décadas de 1960 e 1970, que se mudou para terras lusitanas no início da década de 1980.
PEPE
33 anos
Zagueiro
Real Madrid (ESP)
Portugal (desde 2007)
Natural de Alagoas, mudou-se para Portugal aos 18 anos e foi "descoberto" pela seleção lusa logo depois de ser contratado pelo Real Madrid e antes de receber sua primeira chance no Brasil. É hoje um dos jogadores mais importantes da equipe de Cristiano Ronaldo, tanto que já soma duas participações em Copas do Mundo.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
– De olho em estágio, autor de gol na Copa-10 encarou 3ª divisão da Alemanha
– Ex-SP, zagueiro joga em campeão europeu e sonha com música da Champions
– Os 5 brasileiros mais desejados da janela de transferências da Europa
– Após frustração em 82, Cerezo conquistou há 25 anos seu primeiro "Mundial"
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.