Topo

Argentina ultrapassará Bélgica e será líder do próximo ranking da Fifa

Rafael Reis

28/03/2016 15h05

Sai Hazard, volta Messi. Cinco meses depois de a Bélgica se tornar a seleção número 1 do planeta, a próxima edição do ranking da Fifa terá uma nova líder.

A lista, que será divulgada, no dia 7 de abril, trará a Argentina, atual vice-líder, na primeira colocação, logo à frente da seleção europeia.

O time dirigido por Tata Martino assegurou seu retorno ao topo do ranking graças à vitória por 2 a 1 sobre o Chile, fora, na última quinta-feira, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa-2018.

Mesmo que seja derrotada na terça pela Bolívia, também pelo qualificatório do Mundial da Rússia, a Argentina aparecerá na próxima edição da lista com pelo menos 1.468 pontos e não poderá ser alcançada por nenhuma outra equipe.

A Bélgica também ainda entra em campo nesta Data Fifa. Mas, de acordo com o simulador da Fifa, chegará a no máximo 1.426 pontos se vencer o amistoso contra Portugal, na terça, e cairá para o segundo lugar.

Já o terceiro lugar do próximo ranking ainda está indefinido. Alemanha, Chile, Colômbia e até mesmo o Brasil têm chances de aparecer no pódio.

A Argentina liderou o ranking da Fifa entre julho e outubro do ano passado. Em novembro, foi ultrapassada por Bélgica e Alemanha. Desde dezembro, aparece sempre na segunda colocação, atrás dos belgas.

A lista considera todos os resultados obtidos pelas seleções filiadas à entidade nos últimos quatro anos. No entanto, o peso dos jogos na classificação vai diminuindo com o passar do tempo.

A pontuação também depende do tipo de partida que uma equipe disputou. Amistosos valem menos que eliminatórias, que possui um peso inferior à Copa.

Por isso, é normal que seleções que estejam disputando apenas amistosos, como a França, sede da Euro-2016, ocupem colocações bem abaixo do seu real potencial –é, no momento, apenas a 24ª do mundo.


Mais de Seleções:

– Sensação das eliminatórias se inspira em mesmo mentor que guia Dunga
– E o calor? África do Sul planeja usar mangas longas contra zika na Rio-2016
Como e por que a Bélgica fechou 2015 como a melhor seleção do mundo
Argentinos que criticam Messi já devem estar com saudades

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Argentina ultrapassará Bélgica e será líder do próximo ranking da Fifa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis