Firmino é o maior garçom brasileiro na Europa; veja top 10 em assistências
Campeão europeu e líder do Campeonato Inglês pelo Liverpool, Roberto Firmino é o principal garçom brasileiro na temporada 2019/20 do futebol europeu.
O atacante de 28 anos já distribuiu oito passes para gol nos últimos três meses, mais do que qualquer outro representante do país pentacampeão mundial que atua na primeira divisão de de alguma das dez ligas nacionais mais importantes do Velho Continente (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França, Portugal, Rússia, Bélgica, Holanda e Ucrânia, de acordo com ranking da Uefa).
Apesar de vestir a camisa 9 dos Reds e ser, pelo menos na teoria, o centroavante do esquema montado pelo técnico Jürgen Klopp, Firmino tem bem mais assistências do que gols nesta temporada, já que meteu apenas três bolas nas redes até o momento.
Essa situação, que deixa claro como o brasileiro é um atacante com alma e visão de jogo de meio-campista, não é inédita em sua carreira.
Lá atrás, na temporada 2014/15, quando ainda defendia o Hoffenheim (ALE), o brasileiro marcou dez vezes e consagrou seus companheiros de time com passes precisos em 12 oportunidades.
Em 2019/20, Firmino tem sido eclético na hora de distribuir as assistências. Foram três no Inglês (Norwich, Burnley e Newcastle), quatro na Liga dos Campeões da Europa (Genk e três contra o Red Bull Salzburg) e uma na Supercopa europeia (Chelsea).
O brasileiro que mais se aproxima de sua marca no primeiro escalão do futebol do Velho Continente é Taison, capitão do Shakhtar Donetsk, que já entregou seis assistências na atual temporada.
Outro jogador do clube ucraniano, o meia Alan Patrick, ex-Santos, Internacional, Flamengo e Palmeiras, completa o pódio, com cinco passes para gol.
O top 10 dos maiores garçons conta ainda com alguns outros nomes que costumam figurar nas convocações de Tite para a seleção brasileira. Arthur (Barcelona) e Philippe Coutinho (Bayern de Munique) já deram quatro assistências cada. Gabriel Jesus (Manchester City), três.
Principal jogador brasileiro dos últimos anos e também famoso por presentear seus companheiros com chances claras de gol, Neymar ainda está em branco nesta temporada. O último passe do camisa 10 do Paris Saint-Germain que mudou o placar de uma partida foi dado em maio, contra o Angers.
OS 10 MAIORES GARÇONS BRASILEIROS DA TEMPORADA EUROPEIA
1 – Roberto Firmino (Liverpool) – 8
2 – Taison (Shakhtar Donetsk) – 6
3 – Alan Patrick (Shakhtar Donetsk) – 5
4 – Arthur (Barcelona) – 4
Philippe Coutinho (Bayern de Munique) – 4
Wanderson (Krasnodar) – 4
7 – Alex Telles (Porto) – 3
Emerson (Betis) – 3
Gabriel Jesus (Manchester City) – 3
Ismaily (Shakhtar Donetsk) – 3
Kenedy (Getafe) – 3
Otávio (Porto) – 3
Tetê (Shakhtar Donetsk) – 3
Welinton Júnior (Desportivo Aves) – 3
Willian (Chelsea) – 3
Mais de Brasileiros pelo Mundo
–"Não vai mudar nada", diz brasileiro da Bulgária sobre punição por racismo
–Nada de aposentadoria: 7 veteranos brasileiros que estão escondidos por aí
–No país de Jorge Jesus, técnicos brasileiros só têm emprego na 3ª divisão
–Por onde andam 5 brasileiros que jogaram no Tottenham?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.