Topo

Rafael Reis

Nova temporada da Champions já soma 116 gols, só 3 de brasileiros

Rafael Reis

30/07/2019 04h00

Acostumado a desempenhar papéis importantes na Liga dos Campeões da Europa, o Brasil não está sendo mais do que um pequeno coadjuvante nas fases preliminares do principal torneio interclubes do planeta nesta temporada.

Dos 116 marcados nos primeiros 47 jogos dessa espécie de "pré-Champions", apenas três foram anotados por representantes do futebol pentacampeão mundial.

Crédito: Divulgação

O atacante Liliu, que já jogou no Desportivo Brasil e no São Bento, fez um dos gols da vitória por 2 a 1 do Nömme Kalju, da Estônia, sobre o Shkëndja, da Macedônia, no dia 16 de julho.

Na mesma fase, o veterano Marcos Tavares, 35, ex-Grêmio e Athletico-PR, que hoje defende o Maribor, da Eslovênia, meteu uma bola na rede no confronto de volta contra o Valur, da Islândia –seu time venceu por 5 a 0 no placar agregado e continua vivo na competição.

Já na semana passada, foi a vez de Yuri Messias deixar sua marca. O meia-atacante, que no Brasil atuou pelo Boavista, fez o gol do Valletta, de Malta, na derrota por 3 a 1 ante o Ferencváros, da Hungria, no confronto de ida da terceira fase das eliminatórias.

As duas equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira. Afinal, nesta semana a Champions definirá mais 12 times que continuarão na busca por vaga na fase de grupos do torneio continental.

A partir do dia 6 de agosto, a briga ficará ainda mais intensa. A quarta (e penúltima) etapa do qualificatório já terá a presença de times importantes do cenário europeu, como Ajax, semifinalista da temporada passada, e Porto.

A Champions 2019/20 teve seu pontapé inicial no dia 25 de junho e já eliminou 19 vencedores dos seus campeonatos nacionais que almejavam conseguir estar entre os grandes da Europa neste ano.

O atacante da competição até o momento é o atacante francês Billel Omrani, que marcou quatro vezes pelo Cluj, da Romênia.

O Liverpool, atual campeão e que conta com os brasileiros Alisson, Fabinho e Roberto Firmino no seu elenco, é um dos 26 times já garantidos na fase de grupos.

As etapas preliminares da Champions vão até o dia 28 de agosto, quando, enfim, serão conhecidos os outros seis clubes que lutarão pelo título europeu nesta temporada.

A decisão do torneio está marcada para o dia 30 de maio de 2020 e será disputada no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, principal cidade da Turquia.

Conheça os times já garantidos na fase de grupos:

Atalanta (ITA)

Atlético de Madri (ESP)

Barcelona (ESP)

Bayer Leverkusen (ALE)

Bayern de Munique (ALE)

Benfica (POR)

Borussia Dortmund (ALE)

Chelsea (ING)

Galatasaray (TUR)

Genk (BEL)

Inter de Milão (ITA)

Juventus (ITA)

Lille (FRA)

Liverpool (ING)

Lyon (FRA)

Lokomotiv Moscou (RUS)

Manchester City (ING)

Napoli (ITA)

PSG (FRA)

Real Madrid (ESP)

RB Leipzig (ALE)

Red Bull Salzburg (AUT)

Shakhtar Donetsk (UCR)

Tottenham (ING)

Valencia (ESP)

Zenit (RUS)


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por que a China "descarta" tantos jogadores, como Henrique Dourado?
Conheça o brasileiro que tem a missão de fazer a China ganhar a Copa
Mercado da Bola chega a R$ 17,8 bilhões; veja os 10 brasileiros mais caros
Com Griezmann, Messi e Suárez, ainda há espaço para Neymar no Barça?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.